MundoPolítica

Eduardo Cabrita candidato a director executivo da Frontex

O antigo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, é um dos candidatos ao cargo de director executivo da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex).

A informação da candidatura de Eduardo Cabrita, feita em Julho depois de o ex-governante ter informado o Governo sobre essa decisão, foi avançada ontem pela Rádio Renascença, que acrescentou que o ex-ministro tem “fortes hipóteses” de conseguir o cargo.

A decisão vai ser tomada pela Comissão Europeia até ao final deste ano.

Refira-se que Eduardo Cabrita, o único candidato português ao cargo, está agora envolvido num processo de selecção que arrancou em Abril, num universo de 78 candidaturas internacionais.

Fontes citadas pela Renascença afirmam que Cabrita terá sido “incentivado por ministros de outros países” a candidatar-se e ainda que o papel de Portugal relacionado com as migrações “favorece” o ex-ministro do Governo de António Costa.

Recorde-se que Eduardo Cabrita foi ministro da Administração Interna entre 2017 e 2021, tendo apresentado a demissão do cargo a 3 de Dezembro do ano transacto, após o Ministério Público ter acusado o seu motorista de homicídio por negligência na sequência de um atropelamento que vitimou um trabalhador de uma obra na A6.

Agora, Cabrita procura substituir o francês Fabrice Leggeri, que se demitiu em Março, após a conclusão de um inquérito do gabinete OLAF sobre alegações de assédio, conduta imprópria e afastamento ilegal de migrantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *