Alcochete

Edifício histórico em Alcochete classificado como de Interesse Municipal

publicidade

O executivo municipal de Alcochete aprovou por unanimidade a classificação de Interesse Municipal do imóvel, propriedade do município, situado na rua Dr. Ciprião de Figueiredo n.ºs 24 a 30, em Alcochete, proposta que será remetida à Assembleia Municipal para aprovação.

O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, destacou a importância patrimonial do edifício “que faz parte da nossa identidade social, cultural e da nossa identidade enquanto alcochetanos e é recordado como o edifício do antigo centro de saúde, mas teve já outras valências.

Do ponto de vista técnico, o edifício reúne todas as condições para ser declarado de Interesse Municipal o que no futuro poderá ser muito útil numa candidatura ao Quadro de Apoio Comunitário.”

O referido imóvel é uma casa senhorial de características rurais, construída no final do século XIX.

Na frontaria encontra-se a data de 5 de julho de 1872, e à data da construção, a casa encontrava-se fora do aglomerado urbano antigo da vila de Alcochete, que se desenvolveu ao longo das vias, ocupando os limites das quintas.

A casa era envolvida lateralmente por edifícios de rés-do-chão, posteriormente demolidos e substituídos por prédios de habitação coletiva, construídos nos anos sessenta/setenta.

A fachada posterior comunica com um pequeno logradouro limitado por murete, com acesso a antiga propriedade rural, objeto de obras de urbanização. O edifício localizado em espaço urbano consolidado estabelece uma boa ligação com o Núcleo Antigo de Alcochete.

Identificada como casa da família de Manuel da Costa e posteriormente propriedade de Aires de Carvalho, o edifício cumpriu funções habitacionais, até ser adquirido pela autarquia em 1981 para o funcionamento de serviços e nele foi instalada a Fundação João Gonçalves Júnior (IPSS), com as valências de infantário e creche.

Numa fase posterior funcionou como Centro de Saúde de Alcochete. Hoje o edifício encontra-se devoluto e serve de arrumos ao Museu Municipal de Alcochete, que se encontra localizado no mesmo arruamento.

Fonte: Câmara Municipal de Alcochete

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui