CulturaPaísPolíticaSeixal

Edição de 2020 da Festa do Avante! «excepcionalmente» só com artistas nacionais

A organização da Festa do Avante! anunciou em comunicado que a edição deste ano, prevista para 4, 5 e 6 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, irá ter exclusivamente artistas portugueses, como forma de apoiar as perdas que estes sofreram devido à pandemia de covid-19.

Apesar de reconhecer a «dimensão internacionalista da Festa do Avante! que é sem dúvida uma das características marcantes da sua programação cultural» o PCP e a organização do Avante! «não são indiferentes ao momento de especial dificuldade que os artistas, técnicos, programadores, agentes e todos os que contribuem para a realização de espectáculos estão a passar devido à pandemia de covid-19, os subsequentes decretos de estados de emergência, as medidas de distanciamento social, e o cancelamento de milhares de espectáculos».

Estas medidas terão levado «a prejuízos enormes e perdas de rendimentos avassaladoras aos cantores, músicos, engenheiros de som, técnicos de palco, luminotécnicos, trabalhadores do audiovisual e das artes cénicas e performativas», etc.

Perante esta realidade, decidiu a Festa do Avante! alterar «excepcionalmente» a programação musical deste ano de forma a dar exclusividade aos artistas portugueses, aos artistas que não sendo portugueses estão radicados em Portugal e aos artistas originários de países de Língua Oficial Portuguesa.

«Esta alteração permitirá garantir assim, no momento actual mais exigente a contratação de artistas e técnicos portugueses, numa acção que, dentro das suas limitações de espaço e tempo, procura simbolizar, neste momento difícil, a solidariedade activa do PCP, das suas organizações e dos seus militantes para com os artistas portugueses.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *