AtualidadeCulturaDesportoDistrito de Setúbal

EcoParque homenageia “o professor” de Setúbal

 

A Câmara Municipal prestou hoje uma especial homenagem ao professor José Fernando Gonçalves, falecido em janeiro. Um evento emotivo integrado nas comemorações do Dia da Cidade, que prestou memória ao professor de muitas gerações, dinamizador do desporto e do turismo locais, e que dá agora nome ao EcoParque do Outão.

Visivelmente emocionada, a presidente da Autarquia Maria das Dores Meira, fez questão de sublinhar que “este foi um dos mais importantes projetos que José Fernando Gonçalves desenvolveu. Permitiu a transformação de um desqualificado parque de campismo residencial num equipamento turístico de grande qualidade aberto a todos os que nos procuram”.

A autarca lembrou um “amigo dos bons, sempre recordado com enorme saudade”, sendo uma pessoa “com uma incomensurável força de trabalho e uma inultrapassável capacidade de estabelecer pontes”.

Num misto de emoções, Maria das Dores Meira referiu que “José Fernando

 Gonçalves nos deixa a memória e a marca do enorme amigo que foi, das relações fortes que estabeleceu com alunos, amigos e com todos os que com ele puderam trabalhar. Setúbal é hoje uma cidade mais atrativa, mais rica, mais apreciada também graças a ele.” A autarca rematou dizendo: “obrigado amigo…”

 

Nesta cerimónia de homenagem, para além de inúmeros convidados, professores ou antigos alunos, estiveram também um dos filhos do “professor”, e a viúva que sentidamente agradeceu a homenagem por parte da Autarquia de Setúbal. Apenas disse “Agradeço comovidamente esta tão singela e ao mesmo tempo, significativa cerimónia, e a atribuição do seu nome a este moderno e magnífico espaço social e público”.

José Fernando Gonçalves, leccionou em várias escolas do ensino básico e secundário do concelho, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e em diversos clubes e associações desportivas locais.

“O professor” como era conhecido por todos, foi destacado para o município de Setúbal em 1998, com o intuito de dar assessoria técnica à construção, abertura e gestão das piscinas municipais de Azeitão e das Manteigadas.

Mais tarde, na Divisão de Desporto da Autarquia, acompanhou e dinamizou eventos no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal e no Parque Urbano de Albarquel, e em 2009 aceitou o desafio de estruturar o setor do turismo, com destaque para a abertura da Casa da Baía.

Como coordenador do Gabinete de Turismo, iniciou um caminho de parcerias que permitiram promover Setúbal e recuperar para a cidade e para o concelho um lugar de destino turístico de excelência, o que se associa a um papel ativo na reabilitação das estruturas de apoio às praias do concelho na coordenação da Comissão Valpraias.

José Fernando Gonçalves desempenhou em 2018 funções de diretor-geral da Associação da Baía de Setúbal e era desde 2019, membro da direção da Associação de Promoção e Turismo do Alentejo, com a missão de a ligação com Setúbal e a sua baía.

Um dos principais projetos que desenvolveu no município foi o EcoParque do Outão, agora EcoParque Professor José Fernando Gonçalves, com trabalhos de beneficiação realizados no último ano destinados a melhorar as condições de utilização. De recordar que o equipamento gerido pela autarquia, alia as valências de autocaravanismo, caravanismo, estação de serviço, campismo e alojamento em bungalow.

Diga-se também que o EcoParque Professor José Fernando Gonçalves, instalado em pleno Parque Natural da Arrábida, já foi distinguida a nível internacional com a obtenção em 2018, do “Certificado de Excelência” da aplicação móvel de origem francesa CaraMaps.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *