Distrito de LisboaPolítica

Economia do município e do país foram temas na reunião do Concelho Estratégico Empresarial de Sintra

A atual situação económica e social vida no concelho e no país, foram temas de destaque na ultima reunião do Concelho Estratégico Empresariais de Sintra, que se realizou na ultima sexta-feira.

Segundo conta o município, as dificuldades e a competitividade das empresas face à atual conjuntura económica foram os motivos centrais da reunião.

Este encontro contou com as presenças do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, do presidente do Concelho Estratégico Empresarial de Sintra, António Pires de Lima, e do Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva.

Basílio Horta abriu a sessão com informações relativas também aos efeitos da situação económica e social no funcionamento do concelho. O autarca explicou que existem três setores de atividade nas quais se sentem maiores dificuldades, sendo eles o setor da água, dos resíduos e da energia. No setor da água a autarquia está a proceder ao reaproveitamento de águas residuais, de modo a haver uma rentabilização maior deste recurso.

“a Câmara aprovou a abertura do concurso público para a aquisição de uma viatura de recolha seletiva de bio resíduos (resíduos orgânicos), este investimento é muito importante porque se prende diretamente com o objetivo de reduzirmos a quantidade resíduos enviados pelo município para aterro e continuar a melhorar a nossa pegada ecológica.” Explicou o autarca, explicando o esforço feito pela autarquia sobre a recolha seletiva de bio resíduos por todo o município.

No que toca ao setor energético o lider da autarquia referiu que “com os preços a subirem vai ser muito complicado gerir os diversos setores que dependem da energia”.

Já António Pires de Lima salientou que “vivemos um grande momento de contradição, por um lado os dados de recuperação são positivos, a retoma da economia portuguesa pós Covid-19 é um bom indicador do crescimento, por outro lado, apesar do notório crescimento económico, vai haver um grande abrandamento da economia no próximo ano, o que se traduz numa dificuldade para as nossas empresas.”

Por ultimo, António Saraiva enalteceu a “importância de aumentar a competitividade na política empresarial” salientando que “esse é o caminho para crescimento económico defendendo que as empresas precisam de medidas para minorar os custos de energia, que vai ter um enorme impacto nestas.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *