Atualidade

Eclipse lunar mais longo do século será esta sexta-feira

No próximo dia 19 de novembro, sexta-feira, terá lugar o último eclipse lunar de 2021, mas também o mais longo do século, com mais de três horas de duração, segundo revelou a NASA.

No entanto, apesar de poder ser visto a olho nu a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico., os portugueses não terão muita sorte

Infelizmente, em Portugal continental, o máximo do eclipse não será visível, pois a lua entra na Penumbra pelas 06h00, numa altura em que estará já bem baixa no horizonte, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Após 5 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível.

Na região autónoma da Madeira o fenómeno também não será favorável para observação, pois passados 23 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível.   Somente na região autónoma dos Açores a observação será mais favorável, pois a Lua permanecerá na umbra durante 1hora e 11 minutos até o seu ocaso.

Este eclipse lunar parcial estará próximo do total, pois a lua estará na sua fase cheia, com 97% no cone de sombra da Terra.

O ocaso da lua ocorre pelas 07h23 em Lisboa, na Madeira pelas 07h41 e em Ponta Delgada pelas 07h29, a partir desta altura não será possível observar a lua no máximo do eclipse, nem a sua saída da umbra e da penumbra, por estes fenómenos ocorrerem mais tarde.

Um eclipse parcial da Lua é um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *