Seixal

EB/JI 2 da Quinta da Courela volta a encerrar amanhã por falta de funcionarias

Depois de esta manhã os encarregados de educação terem deparado com a EB/J1 2 da Quinta da Courela encerrada, devido à falta de auxiliares de educação, a direção da UPAAL – União de Pais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, emitiu um comunicado assinado pelo presidente Vasco Belchior sobre a situação.

«A Escola Básica e Jardim de Infância da Quinta da Courela, na freguesia de Paio Pires, no Seixal, vai estar encerrada amanhã, dia 4 de Outubro, no turno da tarde devido à falta de Auxiliares de Ação Educativa, que coloca em causa a segurança das crianças e a operacionalidade da escola.

Esta medida foi uma proposta da Associação de Pais e da UPAAL – União de Pais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro e decretada pela coordenação do agrupamento escolar, depois de já hoje a escola ter sido encerrada durante todo o dia por apenas se encontrar ao serviço uma auxiliar para fazer face a 277 alunos, quando deveriam estar ao serviço cinco funcionários.

As Escolas de 1º Ciclo deste agrupamento, encontram-se em pleno funcionamento desde o início do presente ano letivo com um rácio de elementos de pessoal não docente muito abaixo dos limites mínimos, situação que compromete o normal funcionamento dos estabelecimentos, bem como a segurança dos alunos.

É também do nosso conhecimento que se encontra em concurso a contratação de dois assistentes operacionais, número em tudo muito inferior à real necessidade para a satisfação mínima deste Agrupamento, pois apresentamos uma lacuna de sete elementos.

A UPAAL já deu conhecimento às entidades responsáveis pela gestão desta situação, nomeadamente ao Ministério da Ciência e Educação e à DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a quem dirigiu hoje mesmo uma carta com a exposição da situação e o pedido de rápida resolução do problema.

Caso não haja uma resposta em tempo útil, a UPAAL irá recorrer a outras medidas de protesto, entre elas o encerramento por tempo indeterminado da escola em questão e de outras escolas do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro que se debatem com as mesmas dificuldades de funcionamento e segurança.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *