Cantinho da BicharadaReportagemSesimbra

‘É um trabalho sem fim à vista e os abandonos têm vindo a piorar’

A Associação Bianca, em Sesimbra, foi o destino da viagem mensal do grupo 2Rodas Solidárias.

Fundada em 2002, já completou 19 anos de existência “e não tinha espaço nenhum. Aos poucos arranjámos aqui um bocadinho de terreno, onde colocámos 10 cães recolhidos, em casotas, e a partir daí isto nunca mais parou, é sempre a crescer”, explicou aos visitantes Ana Duarte, presidente da Associação que recolhe cães e gatos abandonados.”

Nesta altura a Associação Bianca acolhe “mais de 400 animais, entre cães e gatos. É um trabalho sem fim, e não conseguimos ver como vai amenizar, uma vez que sabemos que o abandono nunca irá acabar.”

Ana Duarte alerta para os números “ainda ontem estive a fazer contas e só em maio entraram 91 animais na Associação. É um absurdo. E este ano tem sido muito pior que todos os outros, nunca tivemos este número de abandonos em apenas um mês.

Estamos derreadas, cansadas, sem espaço para acolher mais animais, temos agora 53 cachorros e o número de gatos que entraram é algo descomunal.

É muito preocupante, porque não vemos reduzir nada, apenas a aumentar. Quase diariamente estão gatinhos a entrar, encontrados no lixo, junto às progenitoras na via pública, deitados fora, colocados em caixas.”

O Covid19 vem trazer mais problemas “porque há muita gente a entregar-nos os cães que acolheram durante o confinamento, porque voltaram a trabalhar e não têm tempo, portanto descartam o animal.”

Apesar de todas as dificuldades, Ana Duarte frisa que “temos de ter sempre o espírito positivo, porque são muitos e precisam todos os dias de nós, e é para eles que estamos cá. Mas é muito difícil conseguir manter toda esta logística de alimentação, tratamento, limpeza, etc.”

A Associação Bianca está localizada ao lado do Centro de Recolha de Animais do município de Sesimbra, com quem existe um protocolo de parceria.

A ‘família’ 2 Rodas Solidárias, constituida por amantes das duas rodas, marca encontro mensalmente, mesmo em período de confinamentos, para ajudar associações e particulares que se dedicam à recolha e apoio ao número crescente de animais abandonados.

Todos podem participar nestas visitas, bastando seguir a página dos 2RS, para conhecer a calendarização, e depois é só aparecer nos pontos de encontro, em duas ou quatro rodas, e se possível, com algum do material pedido por cada associação, ou alimentos e miminhos para os patudos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *