Distrito de SetúbalDistritos

‘É essencial ouvir as vítimas de violência doméstica’

No domingo, a partir das 15h00, tem início a II Marcha Silenciosa pelas Vitimas de Violência Doméstica, que parte do Largo José Afonso, e irá percorrer a Avenida Luísa Tody até à Praça do Bocage.

O Diário do Distrito conversou com Joana Marques, membro do grupo de cidadãos anónimos que estão a organizar esta segunda marcha silenciosa, sendo que a primeira teve lugar em Lisboa, no dia 10 de Fevereiro.

“A primeira marcha foi organizada quando ocorreu o 8.º assassinato de uma mulher em 2019, e reuniu cerca de 500 pessoas, num dia muito chuvoso, entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República. Nesse dia, algo que nos tocou muito, e que não estávamos à espera, foi o facto de que muitas pessoas nos vieram agradecer e abraçar, por termos tomado essa iniciativa.”

Este grupo de cidadãos anónimos, “sem qualquer ligação a partidos políticos, sindicatos ou associações, resolveu que era tempo de sair do sofá e fazer alguma coisa, demonstrando o total apoio às vítimas por parte da sociedade civil” frisa Joana Marques.

O movimento nasceu nas redes sociais “e mobilizou quem acha que é altura de actuarmos”.

Após essa primeira marcha, “fomos mantendo contacto com as ex-vítimas, ou em alguns casos, pessoas que ainda vivem esse pesadelo, e filhos que viveram violência doméstica, e que hoje são adultos. E tivemos muitas pessoas do distrito de Setúbal a solicitar-nos a realização de uma marcha na capital do distrito.”

A marcha irá decorrer no domingo, “e ao contrário da que teve lugar em Lisboa, não será apenas simbólica, porque pretendemos ali, ouvindo as vítimas, elaborar uma petição/carta aberta a ser entregue ao Presidente da República, Primeiro-ministro e ao presidente da Assembleia da República.”

Para Joana Marques “é essencial ouvirmos as vítimas e perceber o que é o seu dia-a-dia e também que entraves encontram quando recorrem à lei e às autoridades, porque estas sentem-se muito desamparadas, mesmo quando recorrem às instituições. E é essa vivência que tem de chegar a quem de direito”.

Sobre o número de participantes, não tem previsão, “mas acho que a sociedade civil está cada vez mais atenta a esta situação. Por outro lado, também as vítimas têm vindo a expor o rosto, e sentem-se mais seguras nas ruas.”

Joana Marques admite que “não sabemos ainda se iremos realizar outras marchas, mas o que é importante é fazer ouvir as vítimas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *