País

É assinalada hoje a inclusão de Portugal no 1.º périplo do “vice” da China

Hoje, ao fim da manhã, o líder do executivo português recebeu em São Bento o vice-presidente da China.

“A inclusão de Portugal no primeiro périplo do vice-presidente Han pelo estrangeiro é um sinal da importância da amizade entre Portugal e China”, escreveu António Costa numa mensagem que publicou na rede social Twitter.

“Discutimos o aprofundamento do relacionamento bilateral em domínios como a transição energética, turismo ou agroalimentar, tendo presente a necessidade de encontrar um maior equilíbrio nas nossas trocas comerciais”, adiantou António Costa, informações avançadas pela agência Lusa.

Segundo um comunicado publicado pela Presidência da República, Han Zheng está a realizar desde domingo uma visita a Portugal, onde permanecerá até quarta-feira.

No sábado à noite, o Presidente da República referiu-se às relações diplomáticas com a China na atual conjuntura mundial.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que há “países que têm posições “mais distanciadas, mas que não são menos preocupadas com a situação na Ucrânia, caso do Brasil de China”, declarações estas após salientar o alinhamento de Portugal com as posições da NATO e da União Europeia em matéria de segurança.

“A China tem assumido agora um papel mais intenso em relação a este problema, e Portugal é uma plataforma importante de diálogo. Naturalmente, estamos onde estamos, somos aliados da Ucrânia, somos aliados da NATO e da União Europeia, mas mantemos diálogo com tudo aquilo que possa no momento seguinte, a prazo, ajudar a construir a paz”, frisou o Presidente da República.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *