Palmela
Em Destaque

Duas candidatas trans participam na Miss Universo

São duas as candidatas portuguesas que são transgénero e que participaram no concurso Miss Universo. Marina Machete e Rikkie Kolle são as duas candidatas que vão lutar pelo prémio para Portugal.

Rikkie Kolle venceu o concurso Miss Holanda em julho e foi a primeira mulher trans a vencer um concurso deste género, agora será acompanhada por Marina Machete que participará no concurso Miss Universo que se realiza em novembro, após ter vencido a Miss Portugal.

O concurso Miss Universo de 2023 vai contar com a presença de pelo menos duas mulheres trans, depois de Marina Machete, de 23 anos, natural de Palmela, ter vencido a Miss Portugal na semana passada.

A Miss Universo, que se vai realizar já em novembro em El Salvador, irá reunir as duas portuguesas que venceram os concursos de Miss Portugal e de Miss Holanda.

Marina Machete antes da competição falou num canal de YouTube do concurso português e falou sobre os direitos dos transexuais, falando da sua experiência que teve que enfrentar na sua juventude e da “transfobia e intolerância” que existe na sociedade civil de todo o mundo, que por vezes chega a ser “alarmante”. Deixou ainda palavras de agradecimento à organização da Miss Universo, por mudar as regras e deixar participar concorrentes trans em 2012, quebrando logo o tabu que existe na sociedade sobre os trans.

“Como mulher trans, passeio por muitos obstáculos ao longo do caminho, mas felizmente, e especialmente com a minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”, disse no vídeo que gravou.

A Miss Universo espera assim acolher pelo menos as duas mulheres trans e se uma delas vencer, torna-se a primeira mulher trans a usar a tiara. Em 2018, foi a espanhola Ángela Ponce foi a primeira candidata trans do concurso, mas não chegou à final.

O Diário do Distrito tento falar com Marina Machete, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

83 Comentários

  1. É a imagem que passamos lá para fora, já não basta o governo que temos senão agora homens miss!

    1. Luis Miguel Luna Pais Entäo sr nunca saiu de Portugal. O Luxembourgo é governado por um governo , onde o primeiro ministro é gay e casado com um homen. Agora veja Portugal tem um desgoverno hetero e nem assim lá vai. Deixem de criticar as pessoas como elas são.

  2. Pois é… Assim é fácil.. Não nasceu “toda aberta”, não passou pela menstruações.. Cólicas.. Não foi a ginecologista regularmente, não passou por aqueles momentos de stress q todas as mulheres passam(intimidade)…nunca vai se sentir inferior ao seu namorado ou marido por ser mulher…Não vai engravidar e passar por todos os procedimentos do pré natal.. Até ter o bebé.. É…😔.. Papinha pronta..

  3. Não concordo nada com isto.
    Se as pessoas não se sentem felizes no corpo em que nasceram, tem mais e que mudar e lutar para o serem, isso não me incomoda, até acho muito bem, mas daí a irem ao concurso miss Portugal ou tornarem se atletas de competição, já não concordo nem acho justo.

  4. Realmente a Marina tem todo o potencial e está ao nível do concurso a que se propôs, e tenho a certeza que nos irá representar da melhor forma que sabe.
    No entanto, não deixa de ser triste, o facto de apenas ser notícia por ser uma candidata trans. Neste momento a Marina é mulher.
    Gostaria também de saber, se por acaso quando ganhei no ano passado o distrito de Setúbal, e quando fui eleita Mrs Portugal 2022, se isso foi notícia. Tal como agora, em que vou estar a representar Portugal e acima de tudo a minha terra Pinhal Novo, no Mrs Europa em Novembro. Mas como sou mulher, isso já não vira notícia ☺️

    1. Manuel Silva então seguindo a sua linha de pensamento as mulheres que são inférteis e não podem engravidar não são mulheres não é?

  5. Vão representar o Pais da República das Bananas e seus governantes, representar as Mulheres é impossível, porque Mulheres não tem próstata! São trans. e ponto final!

  6. Com Camano,com Catano,Irra…Andor Violetas…arre…
    Mas isto são Miss desde quando?
    Fosca-se

  7. Vejo aqui tanta gente a falar mal da miss Portugal e agora da outra concorrente transgenero… porque? Aposto que os homens que aqui falam mal se tivessem hipótese de ter algo com uma delas que não se negariam a isso… enfim comecem a mudar a mentalidade… se não gostam teem bom remédio…. não vêem nem comentam….

    1. Nandito Castro Rosa nada contra a pessoa que foi eleita. Se quer ser mulher, está no seu pleno direito. Mas não está certo participar num concurso destinado a mulheres (nascidas mulheres). Porque não fazerem um concurso Miss Trans? Não seria mais correcto?

    2. Ana Macedo também é assim contra os assaltos diários que o governo nos faz? Assim é que deveriam ser todos revoltados…. mas entendo que isto seja um assunto prioritário para alguns… aliás que mal tem a carga fiscal que temos cá em portugal comparada com este não assunto!?

    3. Nandito Castro Rosa só por acaso.. até sou! E, muito provávelmente, bem mais activa do que o senhor. Mas ainda não passei procuração a ninguém para controlar a minha opinião. Simples, não é? Está ERRADO um homem que se faz mulher por cirurgia participar num concurso para mulheres. E ponto final….

    4. Ana Macedo continuo a achar que é muito mais errado sermos roubados escandalosamente pelo estado…. mas se está assim tão contra candidate-se e manifeste lá que é contra….

    5. 99% dos homens que são contra se as virem na rua dizem que elas são umas mulheres bombásticas….

    6. Não leu, escrito por mim, que tudo isso não está errado… Mas não posso concordar com algo que também não é correcto só porque é moda comer a palha que nos impingem todos os dias 😉

    7. Nandito Castro Rosa .e porquê é que você é que está certo?
      E porquê os outros nao podem comentar
      Acho que estamos num País livre.
      Você gosta,tudo certo
      Eu nao gosto, tudo certo
      E máis , MISS é um titulo atribuído a uma mulher por a sua beleza e elegância..
      Não diz que é atribuido a um homem, que optou por ser idêntico a uma mulher .

    8. Maria Dias alguém disse que não pode comentar? Já as viu nuas para dizer que não são mulheres? Só se fala que elas são transgenero porque a imprensa disse. Se a imprensa não dissesse ninguém falava sobre isso…

    9. Nandito Castro Rosa não é isso que está em causa… É-me 100% indiferente que esta pessoa se transforme em mulher. Mas é desonesto aceitarem a participação de alguém transformado cirurgicamente num concurso para mulheres. Só isso… Devido à moda de “parecer moderno” iria óbviamente ganhar. O sr. acredita MESMO que não havia uma MULHER mais bonita? Seja honesto consigo mesmo, não tem que me responder.

    10. Nandito Castro Rosa ,disse você não vêem não comentem
      se nao gostam… correto???
      E você ja as viu nuas??

    11. Nandito Castro Rosa ok.. vamos fazer de conta que não se nota se forem vistas nuas! Acredita mesmo que seria esta a vencedora?

    12. Maria Dias não vi mas lhe digo que se elas ganharam e porque seriam mais bonitas e que as que lá estavam certo? Ou será que ganharam porque são transgenero. Já agora se a noticia fosse que a Marina tinha sido eleita miss Portugal que diria? Ninguém sabia que ela é transgenero se a imprensa não dissesse…

    13. Ana Macedo pois não sei. Não sou expert em concursos de beleza nem passo cartão a esse tipo de concursos….

    14. Olhe bem para o rosto desta pessoa.. Vou fazer comentários que jamais faria mas apenas para lhe chamar a atenção… Repare nos olhos. Repare nos dentes. Repare na boca… NADA está no local certo. Jamais, em tempo algum, esta pessoa seria eleita Miss Universo se fosse mulher 🙁

    15. Nandito Castro Rosa ,fique com a sua opinião
      Eu fico com a minha.
      O senhor têm é tanto
      direito á sua opinião ,como eu com a minha.
      Certo?

    16. Maria Dias concordo com isso. Mas elas não faltaram ao respeito a ninguém nem se puseram em bicos de pés porque são transgenero e ganharam o concurso e pelo que tenho visto até estão no seu cantinho. A imprensa é que espalhou a polémica.

    17. João Tapadinhas não querendo ser mal educado posso mostrar-lhe a rosinha quando quiser. E acéfalo não sou pois não somos irmãos nem da mesma família graças a Deus.

    18. Nandito Castro Rosa ah OK, e quem és tu para pedir a alguém para mudar a mentalidade? Muda tu a tua

    19. João Tapadinhas por ter mudado a mentalidade e que não sou céptico em relação a este assunto como muita gente que aqui opina. Concordo com a opinião contrária mas não ando aqui a faltar ao respeito a ninguém.

    20. Nandito Castro Rosa è como o vinho e a Coca-Cola, ambos são líquidos e da mesma cor… 🥱

  8. A agenda de 2030 está em andamento, se não acabarmos com a esquerda a esquerda acabará com nós

  9. E são “candidatas” só porque os jornaleiros assim o entendem? Espero que esta escumalha esteja junto das “candidatas”, quando “estas” tiverem problemas de próstata

  10. Se algo está mal , devem criticar o Regulamento do Concurso e não as candidatas, pois o mesmo permite todas as concorrentes, sem impor condições. É a minha opinião vale o que vale é espero ser respeitada pois respeito todas as outras.

    1. Adelia Guerreiro as regras foram recentemente alteradas para encaixarem esta moda. Não era permitido participar desde que tivesse sido sujeita a cirurgia estética. E faz sentido ou então passa a ser um concurso para avaliar o melhor cirurgião plástico…

  11. Paulo Vinagre ,olha aí, tão linda…parece a parte de trás de um esquentador!!😝😅🤦‍♂️

    1. Paulo Vinagre são duas…ops,dois!! Em caso de empate, ganha quem tem a gaita maior?? 😅🤣🤣🤣

  12. A moda do cabelo comprido voltou e isso não faz com que as pessoas sejam o que não são

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *