Atualidade

Duarte Araújo precisa de dador de medula urgente

Duarte Araújo é um jovem de 25 anos, com Leucemia Aguda, internado no Hospital Santa Maria desde 11 de Julho em estado grave.

Duarte Araújo é um jovem de 25 anos, com Leucemia Aguda, internado no Hospital Santa Maria desde 11 de Julho em estado grave.

A família foi informada de que se nos próximos três meses não aparecer um doador compatível, Duarte Araújo não terá mais do que três meses de vida.

A história  deste jovem lutador é contada ao Diário do Distrito pelo tio, Fernando Araújo, que lamenta que este jovem de 25 anos «infelizmente não tem tido a oportunidade de viver a sua juventude como a maior parte dos jovens da sua idade.

Aos 4 anos venceu um Linfoma. Com 22 lutou contra um Schawnoma (cancro raro nos ossos), e agora trava mais uma batalha contra uma Leucemia Aguda (LMA).

O Duarte, é um Lutador, um Guerreiro, mas neste momento precisa de ajuda para travar mais esta batalha.»

Os dados sobre o caso do Duarte Araújo estão numa página do Facebook

Quem pode ser Dador:  

Ter entre 18 e 45 anos;

Peso mínimo de 50kg;

Altura superior a 1,5m;

Ser saudável;

Nunca ter recebido transfusões após 1980;

Pode tornar-se Dador se Medula Óssea através das Brigadas Móveis, que pode consultar diariamente em dador.pt ou ipst.pt.

As brigadas móveis complementam os locais de recolha permanente, quando a deslocação a um determinado local assim o justifica. Procure o local fixo de recolha mais próximo de si e caso não encontre fique atento às brigadas móveis. Obrigada.

Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?

Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições: idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos; Altura inferior a 1.50m; Peso inferior a 50kg; obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico; patologia Cardíaca; hepatite B ou C, alguma vez na vida; Doença Oncológica; Transfusão de sangue depois de 1980; Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus); Doenças infecto-contagiosas; Insuficiência renal; Patologia da Tiróide; Diabetes;  Anemia Crónica; Hérnia Discal; Fibromialgia ou Glaucoma.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *