Distrito de SetúbalDistritos

Doze associações de bombeiros do distrito de Setúbal recebem equipamentos elétricos para reciclagem

8.ª edição do Quartel Eletrão decorre até 30 de novembro.  

Doze associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Setúbal estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 8.ª edição do “Quartel Eletrão”, que decorre até 30 de novembro.

  • AHBV – Águas de Moura
  • AHBV – Alcácer do Sal
  • AHBV – Almada
  • AHBV – Canha
  • AHBV – Cercal do Alentejo
  • AHBV – Moita
  • AHBV – Montijo
  • AHBV – Santiago do Cacém
  • AHBV – Seixal
  • AHBV – Setúbal
  • AHBV – Sines
  • AHBV – Sul e Sueste

Os equipamentos podem ser entregues nos quartéis aderentes pela população, empresas e instituições.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros eo segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.

Serão também atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida e háaindaum incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros.

“O empenho e entusiasmo colocados pelos bombeiros nesta causa têm possibilitado o aumento significativo da quantidade de pilhas e equipamentos elétricos enviados para reciclagem. Acreditamos que nesta 8.ª edição serão alcançados bons resultados, à semelhança do que já tem sido verificado em anos anteriores”, sublinha o Diretor-Geral do Eletrão, Ricardo Furtado.

Esta campanhado Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, promovida em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, pretende envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associações. É também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem.

Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu arecolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Sobre o Eletrão

O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 11000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem, promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização visando promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Eletrão, a Escola Eletrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Eletrão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *