Rubrica

Dominação

Desde os primórdios da humanidade que o conceito de poder tem vindo a assumir um papel preponderante na história. Poder e dominação, numa luta incessante, quer de classes, quer de indivíduos, por vitórias e glória.

Mas afinal qual será o fascínio de subjugar o Outro? Porque é que para tantos a dominação através do autoritarismo, da punição e da chantagem é frequentemente utilizada nas relações interpessoais, quer de cariz profissional, quer pessoal?

Enquanto psicoterapeuta e terapeuta familiar, verifico esta realidade, altamente penosa para quem se sente subjugado e desvalorizado. Quando a comunicação é pautada pelo insulto e pela coação, a autoestima e a autoconfiança ficam em risco, causando sentimentos de tristeza, elevada ansiedade e nos casos mais graves, depressão.

Se vive uma relação profissional ou pessoal abusiva, na qual é vítima de dominação pela agressão verbal, peça ajuda e denuncie a situação. Compreendo que o medo das consequências torne esta decisão difícil, mas há sempre um caminho, mesmo quando, sozinhas, não o conseguimos vislumbrar.

Lembre-se que ninguém é superior a ninguém. Cada um pode exercer funções diferentes e ter também talentos diversos, mas todos se complementam.

Não permita o exercício da subjugação, o amor só se conjuga com liberdade e respeito. Se a sua relação amorosa e /ou familiar não tem qualidade procure ajuda. Não se contente com a infelicidade. Ser feliz e respeitada é uma escolha.

Procure e fomente relações de igualdade, nas quais se sinta valorizada e acolhida. Não se contente com menos!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *