AtualidadeCovid-19

Dois estabelecimentos prisionais com surtos de Covid19

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informa, em comunicado, que foram detectados dois surtos de Covid19 em dois estabelecimentos prisionais: de Alcoentre e de Coimbra.

Segundo a nota enviada às redações «no dia 25  de  novembro  foram  testados  todos  os  reclusos  do  Estabelecimento  Prisional  de  Alcoentre,  na sequência de se ter detetado um caso positivo ao Covid 19, da qual resultaram 21 reclusos positivos o que perfez, num primeiro momento, um total de 22», e no último fim-de-semana, foram detectados mais 9 casos. «o que perfaz 31 casos positivos».

Os reclusos positivos ao Covid 19 estão a ser encaminhados para as unidades de Covid existentes no Hospital Prisional de São João de Deus e no Estabelecimento Prisional do Porto.

No caso do Estabelecimento Prisional de Coimbra, a situação foi detectada depois de 2 reclusos terem apresentado sintomas de covid19, o que levou à testagem de todos os reclusos, sendo detectados 24 casos de reclusos positivos à Covid 19.

«Estes reclusos estão isolados  em espaços  celulares do Estabelecimento  Prisional  de  Coimbra  que  o  plano  de  contingência  havia  definido  para  estas  circunstâncias,

estando sob acompanhamento clínico permanente» refere a DGRSP.

Em ambos os estabelecimentos prisionais  estão temporariamente suspensas as atividades  de formação escolar  e profissional  e  de  trabalho,  bem  como  as  visitas,  com  exceção  das  dos  advogados.

«Os reclusos,  a  quem  são diariamente entregues máscaras, mantêm o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e  a  telefonar.  Aos  reclusos  positivos,  genericamente  assintomáticos  ou  com  sintomas  leves,  é  assegurada vigilância clinica 24 horas por dia.»

No contexto da DGRSP, num universo que abrange 20.000 pessoas, entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos, registam-se: 68 casos activos em reclusos (num total de 11.455 reclusos); Casos clinicamente recuperados – 1.338; Jovens (internados em Centros Educativos); Casos ativos – 0; Casos clinicamente recuperados – 23;  Trabalhadores da DGRSP – Casos ativos 21; trabalhadores clinicamente recuperados – 623.

A DGRSP indica ainda que «a taxa de cobertura vacinal dos trabalhadores da DGRSP é 87,96%, a dos reclusos  é de 92,42% e a dos jovens internados em Centros Educativos é de 88,42%».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *