País

Documentário sobre rio Tejo e Sado estreia na Conferência dos Oceanos

Documentário Rios Urbanos tem estreia mundial hoje à noite na Conferência dos Oceanos da ONU, a decorrer em Lisboa. Produzido pelo biólogo marinho brasileiro Ricardo Gomes, mostra a riqueza da vida marinha escondida no fundo do Tejo e do Sado.

Um projecto que começou antes da pandemia de Covid-19 será apresentado ao mundo hoje à noite, durante a Conferência dos Oceanos da ONU: o documentário Rios Urbanos, produzido e dirigido pelo biólogo marinho brasileiro Ricardo Gomes.

O filme apresenta ao telespectador a riqueza da vida marinha que está escondida no fundo de dois rios portugueses, o Tejo e Sado. 

O diretor falou à ONU News sobre as maiores surpresas que encontrou ao mergulhar no rio que atravessa a capital de Portugal.

“Mostrar pela primeira vez para as pessoas que embaixo dessa água às vezes turva existe muita vida. E qual foi a minha surpresa, logo no primeiro mergulho, já encontrar uma biodiversidade incrível! Polvos, corais, esponjas com dois metros de altura… cenas que só mesmo a gente vendo para acreditar que existe tanta beleza ao fundo desse rio.”

O documentário Rios Urbanos foi realizado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud. A estreia, às 20h de 29 de Junho, acontece no Pavilhão do Conhecimento, como um dos eventos paralelos à Conferência dos Oceanos em Lisboa.

Ricardo Gomes, que fundou o Instituto Mar Urbano, afirma que 80% da poluição marinha tem origem em terra firma. Pai de Nina, de cinco anos, ele espera que o documentário sirva de alerta de que “a grande herança da humanidade é um oceano saudável”.

“Espero que o documentário seja o princípio do namoro entre os portugueses e a sua fauna marinha e fluvial”, disse ainda o realizador.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *