Documentário sobre o regime Nazi no Fórum Luísa Todi esta segunda-feira
Um filme de propaganda Nazi, que mostra vários acontecimentos durante o regime liderado por Adolf Hitler, será transmitido esta segunda-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, às 21h00.

O filme faz parte do ciclo «Lauro António Masterclass Filmes Que Eu Amo», que inclui a projeção de várias longas e curtas-metragens de interesse público na conhecida sala de espetáculos setubalense.
Trata-se de um registo do sexto Congresso do Partido Nazi, que aconteceu em Nuremberga no ano de 1934, anos antes da II Guerra Mundial. No início, Hitler chega de avião sendo ovacionado por multidões, que saúdam o ‘Führer’ totalmente hipnotizadas. Um referendo nacional, realizado em 19 de agosto de 1934, confirmou Hitler como o único ‘Führer’ (líder) da Alemanha. Meste da arte da manipulação, todo o poder foi centralizado nas mãos dele e a sua palavra estava acima de todas as leis. O culto da personalidade, à base de publicidade em todos os órgãos de comunicação e espaços físicos, também contribuíram em larga medida para a ascensão meteórica de um dos maiores ditadores da história mundial.
Tudo é mostrado gigantescamente: as paradas, os desfiles militares e os jovens que louvam a suástica parecendo em total estado de catarse.
O documentário foi realizado por Leni Refenhstahl e tem no elenco nomes importantes do regime Nazi como Adolf Hitler, Herman Göring e Max Amann.
Tem sensivelmente 2 horas de duração.
O filme de propaganda nazi, realizado por Leni Riefenstahl, em 1934, a partir do comício de Nuremberga, pode ser visto de forma gratuita.
O auditório “Luísa Todi” foi inaugurado em 24 de julho de 1960 e é propriedade da Câmara Municipal desde 1990. O edifício encontra-se implantado no local onde existiu o Teatro Rainha D. Amélia, uma referência na arquitetura de interiores e um marco da história teatral de Setúbal e do País.
O antigo edifício foi considerado por Sousa Bastos, no Dicionário do Teatro Português, publicado em 1908, como sendo “talvez a mais bonita e elegante casa de espetáculos de Portugal”, a rivalizar, na época, com a sala homónima de Lisboa.
O teatro foi construído pela Empresa de Recreios Setubalense e as obras de construção tiveram início a 4 de outubro de 1894, pela mão de arquiteto italiano Nicola Bagaglia.
O edifício tem várias características que o distinguem: arquitetura civil, modernista. Cinema, de linhas geométricas simples, com torre na fachada, vãos verticais com pilastras, coberturas exteriores planas, sala com cadeiras em madeira, portas forradas com material plástico, com desenhos geométricos sobre fundo preto, foyers amplos, com pavimentos em mármore e jogos de planos entre coberturas e paredes.
Luísa Todi, que tinha a capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em francês, inglês, italiano e alemão, é considerada a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos. No seu Tratado da Melodia, Anton Reicha, considera Luísa Todi como «a cantora de todos os séculos, uma cantora para a eternidade». A artista, que nasceu na cidade de Setúbal, tem inclusive uma estátua na sua homenagem na urbe que a viu nascer.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito