CulturaEntrevistaPaísPalmela

Do Pinhal Novo à Altice Arena: Entrevista a Hugo Casaca

Nascido e criado no Pinhal Novo, Hugo Casaca lançou este mês o seu novo single, uma versão em português da Let Me Love You do Mario. Após um interregno de dois anos, o artista regressa com nova música e com a confirmação da presença na 1ª edição do Spring Sound Fest, que se realiza na Sala Tejo da Altice Arena em abril.

Porquê a versão da Let Me Love You?
Eu comecei a fazer versões de músicas para as redes sociais e, para minha surpresa, atingiram números muito bons. No TikTok, já conto com mais de um milhão.  A Let Me Love You foi a que se destacou mais, com 200 mil. Muitas pessoas comentaram a pedir a versão completa e decidi fazer.

Não é uma criação do zero, como é o processo?
As versões que faço são como treino de composição para mim. Penso sempre como se fosse convidado para fazer uma colaboração ou uma versão oficial. Criar a partir de algo que já existe é dar o nosso cunho, uma identidade nova à canção. A Let Me Love You faz parte do meu top 5 de músicas preferidas, ouço-a todos os dias.

O GABE canta o refrão. Já tinham trabalhado juntos?
Não! Conheço o trabalho do GABE e sou fã, para mim, é um artista que está a traçar o seu caminho e ninguém fica indiferente à sua qualidade. Além de ser musicalmente fora de série, é uma pessoa super acessível. Convidei-o, falei da ideia e aceitou prontamente. Deu o seu cunho no refrão e ficou incrível.

O instrumental é diferente do original.
Sim, trabalhei em conjunto com o Soulwave, um produtor amigo que me acompanha há mais de quatro anos, conhece-me como ninguém e temos uma química em estúdio muito boa. Tentámos dar uma sonoridade mais dentro do meu estilo e também mais atual. Também contámos com a ajuda do Miguel Silva, amigo músico de longa data, que deu o seu contributo com alguns ajustes.

Tiveste uma fase de vários lançamentos e depois paraste dois anos. Porquê?
Com a maturidade que fui ganhando, fui refletindo sobre o que estava a fazer. Não é que fosse mal feito, mas não estava no ponto em que queria. Parei, trabalhei a minha voz, rimas, o flow, procurei explorar ao detalhe. O comentário que mais recebo de pessoas que ouvem o Hugo Casaca de antes e o de agora é que “nem parece o mesmo, diria que é outra pessoa”, e isso é fruto do trabalho. Lá está, não é que fosse mau antes, mas não estava a soar como queria e como sabia que podia soar. 

Esta música é lançada pelo Grupo Chiado.
Acreditaram no projeto e estamos juntos nesta caminhada. Só tenho a agradecer por tudo o que têm feito. 

Como tem sido o feedback?
Muito positivo. Arrisco-me a dizer que 95% das pessoas conhecem a versão original, e, quando a música chega ao refrão, dizem “já sei qual é!”. 

Existe mais alguém a destacar nesta, como disseste, caminhada?
Nunca é demais agradecer a todas as pessoas que me apoiam, quer seja família, amigos, colegas de profissão e a editora Grupo Chiado. Nesta música, deixar o especial agradecimento a todos os que colaboraram no processo, além dos que já referi, o Tiago Magoo, que fez o videoclip, a Beatriz Estanislau, modelo, a Madalena Ferreira, maquilhadora, Mia Mexia, tirou as fotografias, a Carolina Torres, uma amiga que ajudou no que foi preciso, ao Pedro Alves, dono da BIGAP, marca que patrocinou o vídeo. Ninguém consegue nada sozinho, e tenho a sorte de estar rodeado de pessoas que me acarinham, que me motivam e me “obrigam” a ser mais e melhor.

A caminhada este ano é até à Sala Tejo da Altice Arena. 
Está quase! (risos) Ter a oportunidade de pisar um palco dessa dimensão no mesmo evento que grandes artistas como o DJ Vuddu, o Ivandro, o Waze e o Matuê, é surreal. Se me dissessem há 2 anos que isto ia acontecer…. Só posso estar grato ao Grupo Chiado por acreditar em mim e deixo a garantia que deixei nesta música, dar tudo e fazer o melhor. 

Do futuro, o que nos podes contar?
Muita música, é o que prometo!

https://www.instagram.com/p/CYBrpc9IdaT/

A Let Me Love You de Hugo Casaca com GABE está disponível em todas as plataformas digitais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *