AtualidadeDistrito de Setúbal

Distritos de Lisboa e Setúbal vão ter rastreio gratuito do cancro da mama

Os distritos de Lisboa e de Setúbal vão passar a contar, num período de dois anos, com o rastreio gratuito do cancro da mama.

O anúncio foi feito pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em comunicado, no qual explica que este alargamento irá proporcionar o rastreio a mais 400 mil mulheres já a partir deste mês, sendo 600 mil as que podem beneficiar desta iniciativa nos concelhos da região sul, até 2023.

No dia Mundial do Cancro, que se assinala esta quinta-feira, 4 de fevereiro, arranca o rastreio na Unidade Móvel da LPCC, junto ao Centro de Saúde de Alcochete.

As mulheres dos distritos de Lisboa e de Setúbal passam a poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Este processo de rastreio teve início no Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em 1997, e foi depois alargado a outras zonas do país, e destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos, realizando-se por convite, de dois em dois anos.

Dados de 2020 referem que, anualmente, morrem certa de 1500 mulheres vítimas de cancro da mama, mas felizmente a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *