Distrito de Setúbal

Distrito de Setúbal | Escolas recolheram 18 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados

Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os estabelecimentos de ensino do distrito reuniram 18.533 quilos de equipamentos elétricos.

A 10ª edição da campanha “Escola Electrão” decorreu por todo o país e no Distrito de Setúbal foi possível recolher 18 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados por parte de 12 escolas.

Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os estabelecimentos de ensino do distrito reuniram 18.533 quilos de equipamentos elétricos, 229 quilos de lâmpadas e 90 quilos de pilhas. Este esforço irá traduzir-se num prémio em dinheiro no valor de 945 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 675 euros.

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao ano lectivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020″, pode ler-se na nota da Electrão – Associação de Gestão de Resíduos enviada ao Diário do Distrito.

Na campanha estiveram 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores. “Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, disse o Diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth.

A Eletrão acrescenta ainda que “as escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros.

Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros. Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem e valorização de resíduos. O desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha, também dá direito prémios a atribuir às equipas vencedoras”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *