Distritos
Em Destaque

Distrito comemorou de várias formas o Dia Mundial da Mulher

Palmela apresenta exposição

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março para reconhecer e celebrar a luta das mulheres por direitos e oportunidades iguais na sociedade. Ela remonta a 1908, quando um grupo de mulheres socialistas americanas organizou manifestações em Nova York, exigindo melhores condições de trabalho e direito de voto.

Desde então, a data é lembrada em todo o mundo como símbolo da luta das mulheres pela igualdade de genero. Apesar do progresso ao longo dos anos, a desigualdade de genero continua sendo uma realidade em muitas partes do mundo, com mulheres enfrentando desigualdade salarial, violência de genero, falta de representação política e muito mais.

O Dia Internacional da Mulher é, portanto, uma oportunidade para refletirmos sobre esses desafios e nos comprometermos na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

No distrito de Setúbal, foram várias as autarquias que assinalaram a data com a oferta de flores às mulheres dos vários concelhos. Em Palmela, uma empresa imobiliária, andou a entregar sacos de cheiros às mulheres que andavam pelas ruas da vila. Já no Litoral Alentejano, os municípios que integram a região, optaram pela oferta de uma flor.

Palmela assinala a data com exposição

Ontem, dia 7 de março, o átrio do Cine Teatro São João, em Palmela, abriu ao público uma exposição sob o tema” A Verdade Dói”, que estará patente naquele equipamento até dia 31 de março e depois seguirá para a nave do Mercado Municipal de Pinhal Novo que estará patente até 4 de maio.

A exposição que foi um trabalho cedido pelo município de São João da Madeira e que contou com o presidente, Jorge Vultos Sequeira, retrata os maus tratos que muitas das mulheres sofrem, até episódios de extrema violência que acaba em homicídio das vítimas.

A iniciativa tem exposto sapatos, sendo que o município de São João da Madeira é conhecido por ser o município das fábricas dos chapéus e depois do calçado, sapatos esses que estão expostos sendo pintados de vermelho e que contam histórias de algumas mulheres vítimas das mãos dos homens. Ao todo são 28 pares de sapatos acompanhados dessas histórias.

Segundo a técnica do museu do Calçado, só em 2022 foram apresentadas 10 mil queixas de violência no namoro e 30 mil de violência doméstica, acabando com a sua intervenção como “os dados que vos deixo aqui são avassaladores”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *