AtualidadeDistrito de Viana do CasteloPaísSociedadeUncategorized

Direitos de autor (e não racismo) excluem vídeo da Internet

Afinal, o vídeo não está na rede social porque viola os direitos de autor da canção.

O vídeo que promovia a Romaria d’Agonia, das Festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, afinal foi banido das redes sociais do Facebook e Instagram por violação de direitos de autor e não por denúncias de racismo, como chegou a ser noticiado.

O vídeo promocional, lançado pela escola de dança ‘Arte em Movimento’ com a música da banda sonora do filme Harriet, cantada por Cynthia Erivo, foi contestada nas redes sociais por não se relacionar com as mesmas tradições que quer homenagear.

Ontem, falou-se em racismo e apropriação cultural. O vídeo teria sido removido do Instagram devido a essas denúncias, segundo disse na sexta-feira Susana Domingues em comunicado.

Mas este sábado, através do Facebook, a directora artística disse que, após contestação, o Instagram enviou nova mensagem. Afinal, o vídeo não está na rede social porque viola os direitos de autor da canção.

“Recebemos ontem [sexta-feira] um email do Instagram a dizer que não detectaram qualquer conteúdo relativo a racismo. No entanto, pediram-nos os direitos de autor [da música]”, disse Susana Domingues num vídeo publicado no Facebook.

O vídeo foi realizado por André Cardoso e coreografado por Cristiana Neto. Na página do grupo, multiplicaram-se os comentários dos que parabenizam o trabalho da escola de dança.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *