Distrito de Setúbal

Diplomado do Instituto Politécnico de Setúbal recebe bolsa britânica para estudo da dor crónica

João Mineiro, antigo estudante da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) e diplomado em Fisioterapia pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), recebeu uma bolsa do Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC).

O EPSRC é o principal organismo britânico para financiamento da investigação nas áreas da Engenharia e Ciências Físicas, com o intuito de estudar a aplicabilidade da realidade virtual na compreensão e tratamento da dor crónica.

O antigo aluno do IPS é agora doutorando de Ciências do Desporto e da Saúde na Universidade de Exeter, no sudoeste de Inglaterra, e consagrou-se o vencedor de um concurso de ideias para possíveis aplicações do VSimulator, “um laboratório de realidade virtual imersiva inaugurado em outubro, na Universidade de Bath, que, graças ao prémio, teve oportunidade de estrear”, avança a nota de imprensa.



“A bolsa agora atribuída surge na sequência da possibilidade de recorrer a este  equipamento de ponta, único a nível mundial, que permite perceber os impactos da vibração e do movimento no bem-estar das pessoas em distintos ambientes. A partir de setembro, João Mineiro, que trabalha como fisioterapeuta na região de Cornualha, estará dedicado à missão científica de apurar até que ponto o Bath VSimulator pode ser “uma ferramenta interessante para estudar como as pessoas com dor integram estímulos multissensoriais. Que podem ser visuais, como cor e luz, e também proprioceptivos, como as vibrações, sobre as quais a literatura é escassa”, explica o comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *