DestaqueDistrito de SetúbalDistritos

Diocese de Setúbal mobilizada na ajuda à população ucraniana

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia está a mobilizar milhares de pessoas no apoio aos refugiados e a Diocese de Setúbal alia-se a este esforço, através das suas comunidades paroquiais e instituições, que promovem ações de oração, angariações de fundos e campanhas de recolha material.

A Renúncia Quaresmal 2022 reverte, em partes iguais (50/50), para o Fundo de Emergência Diocesano e para a Ajuda Humanitária à Ucrânia.

A Diocese de Setúbal divulgou uma lista das entidades que estão a receber os bens, e que pode conhecer no Diário do Distrito.

A Cáritas Diocesana de Setúbal está em sintonia com a Cáritas Portuguesa no modo e meios de apoio ao Povo Ucraniano e irá enviar nos próximos dias um apoio de 5 mil euros à Cáritas Portuguesa para apoio de emergência à Cáritas da Ucrânia.

Por sua vez, a Cáritas Portuguesa está a organizar a campanha ‘Cáritas Ajuda Ucrânia’ com angariação de verbas, e os donativos podem ser feitos online, através do IBAN PT50 0033 0000 01090040150 12 ou na rede multibanco – 22222 (entidade) 222 222 222 (referência). Saiba mais em caritas.pt/ucrania

Há várias iniciativas em curso em várias paróquias, numa coordenação do Padre Ivan Petliak, Vigário Paroquial das Paróquias de Azeitão e Quinta do Conde e responsável da comunidade greco-católica ucraniana.

A Paróquia de Alhos Vedros está a receber doações de medicamentos, produtos de higiene, lanternas, pilhas, powerbanks, sacos cama e luvas de trabalho. As doações podem ser entregues todos os dias das 15h às 18h. A comunidade vai ainda ajudar o povo ucraniano enviando uma ajuda monetária de emergência no valor de 1000€, que será entregue à Cáritas Portuguesa que fará chegar à Cáritas da Ucrânia.

A Paróquia de Quinta do Conde está a realizar uma recolha semelhante às Paróquias de Azeitão. A entrega pode ser feita na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água.

As mesmas doações podem ser entregues na Paróquia do Castelo de Sesimbra, no Centro Paroquial de Bem Estar Social do Castelo de Sesimbra, na Igreja da Corredoura ou no Espaço Zambujal.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, está numa ação concertada com a Igreja Ortodoxa local com sede nas instalações da paróquia para recolha de bens alimentares (enlatados de longa duração), roupas quentes e medicamentos para enviar para a Ucrânia.

O Grupo de Jovens IGNIS, da Paróquia de Pinhal de Frades, está a promover uma campanha de solidariedade, recolhendo produtos de higiene, artigos de saúde, alimentos não perecíveis, enlatados, lanternas, powerbanks, pilhas e rádios. Os bens doados podem ser entregues na Igreja de Santo António de Pinhal de Frades este fim de semana, antes e depois das Eucaristias (sábado às 17h e domingo às 10h).

A Paróquia de São Maria e São Pedro de Palmela promove no próximo dia 12 de março uma Vigília pela Paz, às 21h00 no Castelo de Palmela. Na ocasião, será feita uma recolha de bens para a Ucrânia. Esta iniciativa acontece em articulação com a Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários e outras instituições locais.

Também a Ordem dos Médicos, em conjunto com o Centro Hospitalar de Setúbal, a Câmara Municipal de Palmela e a Liga dos Amigos do Hospital, promove uma Vigília Ecuménica pela Paz no dia 7 de março pelas 19h00, na Igreja de Santiago (Castelo de Palmela).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *