AlmadaEstilo de VidaFamososNacional

Dicas fáceis para deixar de ter cabelo estragado

- publicidade -

É no tempo frio, com mais chuva e vento, que muitos de nós começamos a reparar no nosso cabelo.

E as razões são vária ordem: muitas colorações em casa, e sal, um descuido inconsistente com a saúde do cabelo, excesso de placas térmicas e por aí adiante. E o resultado? Cabelo estragado, baço, sem vida e sem saúde.

Muitos de nós chegamos a esta altura do ano e reparamos que o nosso cabelo está fraco, quebradiço e com um aspeto pouco ou nada saudável e pouco preparado para o verão que está ai à porta.

Por isso mesmo, o Diário do Distrito pediu a David Xavier, cabeleireiro de Almada, uma lista com o que considera ser os melhores truques e dicas para recuperar o seu cabelo e devolver-lhe a vida.

Escolha um shampoo próprio à sua tipologia de cabelo

“Quando o cabelo está deveras estragado, é imperativo que opte por um shampoo para esse efeito. Atualmente, no mercado profissional, é possível encontrar shampoos próprios para cabelos danificados. A que mais confio, neste momento, é a Semi Di Lino Reconstruction da Alfaparf Milano. Contudo, junto de um profissional de cabelo, procure aconselhamento sobre qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo”, alerta o hairstylist de Pedro Fernandes e Rita Ribeiro, acrescentando que “com o shampoo certo verifica-se, logo nas primeiras lavagens, uma enorme disparidade na saúde dos seus fios de cabelo depois de os secar”.

A forma como se faz lavagem do cabelo é essencial

“A lavagem regular do cabelo é essencial para se ter um cabelo bonito. Contudo, o que muitos de nós não sabe é que, quando temos o cabelo estragado, a sua lavagem deve ser realizada com o máximo de cuidado para não o danificar ainda mais. Deste modo, caso tenho o cabelo em “mau-estado”, no momento da lavagem, deve evitar movimentos ríspidos, preferindo movimentos mais suaves, alguns até só com a ponta dos dedos”, afirma o empresário de 35 anos e complementa.

“Outro dos truques para uma lavagem correta e que não prejudique a saúde dos cabelos, é misturar o shampoo com água antes de este ser aplicado na cabeça. Desta forma, evita-se que se aglomerem resíduos de shampoo no couro cabeludo, que podem, ao final de vários dias, provocar alergias e desidratação de toda a zona capilar”.

Já sobre a temperatura da água durante a lavagem.

“A lavagem deve ser feita com a água tépida ou para o frio e nunca quente. Quando lavamos o cabelo com a água a temperatura muito altas, podemos estar a desfazer cutícula que nada mais é do que uma espécie camada de gordura biológica que protege naturalmente os fios e lhe dá brilho sem necessitar de produtos de styling”, remata o autor de visuais icónicos de Sofia Ribeiro.

As hidratações como prioridade

“As hidratações capilares são cúmplices para ter um cabelo mais forte, mais cuidado e com mais saúde e vida. Deste modo, quer seja em casa quer seja no seu salão de cabeleireiro, é essencial que faça hidratações com regularidade. Com cada cabelo é um cabelo, o que aconselho, de forma geral, é que se faça, pelo menos, duas vezes por semana uma hidratação específica para a tipologia do nosso cabelo. É que as hidratações capilares restituem a humidade natural dos fios de cabelo, o que possibilita verificar que os cabelos ficam mais fortes, com mais brilho e, por conseguinte, mais saudáveis.”, admite a nova cara da principal marca de cosméticos de Itália.

- publicidade -

Defina numa rotina de cuidados capilares

“Ter uma rotina de cuidados capilares é essencial para evitar que tenha o cabelo estragado. O que proponho são três simples passos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Estes três passos, na minha ótica, devem ser feitos de forma intercalada, isto porque, cada etapa acima mencionada oferece uma resposta específica para deixar o cabelo com mais saúde”, avança David Xavier.

Use óleos capilares

“Os óleos capilares tornam-se imprescindíveis para quem quer ter um cabelo sedoso, sublime e saudável.  A grande maioria dos os óleos profissionais incluem princípios ativos que ajudam a hidratar, nutrir e reparar a estrutura dos fios de cabelo. Até mesmo as pessoas que têm couro cabeludo oleoso ou com tendência a oleoso, é importante que não dispense um óleo. A utilização de um bom óleo capilar dar-lhe-á, ao final de aproximadamente uma semana, o efeito pretendido: um cabelo mais brilhante e mais saudável. Na minha opinião, o Semi di Lino Sublime Cristalli da Alfaparf Milano é o melhor do mercado”, remata David Xavier.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui