Sociedade

Diabetes debatidos em São Brás de Alportel

Iniciativa integra Programa Comemorativo dos 100 anos da Descoberta da Insulina

Como prevenir e conhecer a diabetes, reconhecer os seus sintomas e (re)aprender a viver e a comer, com esta doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo é o tema da palestra que terá lugar no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel esta sexta-feira, dia 19 de novembro, pelas 15h00.

Pretende-se sobretudo desmistificar a ideia de que o doente de diabetes tem deixar de comer tudo o que gosta ou que não pode comer sobremesa!

Através de uma palestra degustativa pretende-se mostrar que a diabetes não tem que ser um fim, mas antes pode ser o início de uma vida com mais cuidados, mais equilíbrio e ainda mais prazer à mesa!

O encontro vai ser orientado por Sónia Dias, nutricionista que se encontra a desenvolver o seu projeto de estágio à Ordem dos Nutricionistas no Município de São Brás de Alportel e por Odete Cordeiro, médica interna, integra um lanche degustativo inclusivo, preparado pela turma de “Saberes com Sabor” da Universidade Sénior, sob orientação da professora Dora Barradas, com receitas que podem ser preparadas para diabéticos e saboreadas por todos.

Devido à limitação de lugares, em harmonia com as medidas de prevenção da propagação COVID 19, a participação carece de inscrição, no Centro de Artes e Ofícios ou através do tel. 289 840 210.

Um tema pertinente e debatido no mês em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) e no ano em que se completam os 100 anos da descoberta da insulina, hormona responsável pela redução da glicemia, ao promover a entrada de glicose nas células, que permitiu salvar muitos milhares de vidas!

Importa recordar que a diabetes caracteriza-se por aumento do açúcar no sangue.  A prática de exercício físico, uma alimentação saudável e o controle do peso são importantes na prevenção e controlo desta doença que deve ser atentamente acompanhada.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), perto de um milhão de portugueses têm diabetes, ainda que 30 a 40 % não estejam diagnosticados, estando assim mais sujeitos às complicações associadas a esta doença quando não é devidamente tratada.

Ciente do grande impacto mundial da descoberta da insulina e da sua utilização na área médica, o Município de São Brás de Alportel associou-se ao projeto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA): “A insulina sai à rua”. Um projeto que celebra os 100 anos da descoberta da insulina e que pretende divulgar conhecimento, promover a discussão, educar e agir, através de formas mais ou menos convencionais. Um projeto que pode ser visitado online: http://chua-insulinasaiarua.pt/ .

A palestra é promovida pelo Município de São Brás de Alportel e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, através da Universidade Sénior e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *