Cantinho da BicharadaSesimbra

Dia Mundial dos Animais com muita amizade peluda

Os nossos animais também têm direitos e neste dia os mesmos são lembrados. Os seus detentores estão legalmente obrigados a assegurar o respeito por cada espécie, pela sua saúde e bem-estar. Cães, gatos ou pássaros são os mais escolhidos para fazer companhia e alegrar uma casa. São os nossos seguranças e os amigos que estão sempre lá. Quando você está a chegar a casa ou ainda na rua, ele está a aguardar pacientemente pelo seu regresso.

No concelho, todos os anos existem campanhas de vacinação. Estas são feitas pelos veterinários municipais. O objetivo é proteger os nossos animais (sejam eles de pequeno ou grande porte) das mais variadas doenças. Algumas destas podem afetar os humanos. Para além deste apoio do veterinário municipal, existem várias clínicas e lojas especializadas no bem-estar animal. Em Sesimbra, os animais de estimação são uma companhia bastante presente na casa de quase todos os munícipes.

Os nossos fiéis amigos saem a rua

Na freguesia do Castelo, mais associada ao campo, os cães estão muito presentes. Yorkshire Terrier, Chihuahua ou Golden Retriever são algumas das raças mais escolhidas pelos sesimbrenses. É habitual sair a rua e ver os donos a passearem com os seus amigos de quatro patas nas ruas. Scott, King, Caco ou Lucas são alguns dos nomes dos nossos amigos caninos que passeiam ao nosso lado. Como é habitual sempre que existem animais na rua, é habitual que existam dejetos espalhados.

Esta situação melhorou bastante nos últimos anos devido a campanhas de sensibilização e a disponibilização, em algures lugares, de dispensadores de sacos. Segundo os donos, estes ainda são insuficientes. Isto porque a procura é cada vez maior. A pandemia fez com que a procura de animais de companhia disparasse. A principal associação de defesa animal em Sesimbra é a Bianca. Um dos objetivos desta associação é sensibilizar o público para o problema da superpopulação animal e a importância para a esterilização dos animais de companhia. A Bianca foi criada em 2002 e possui um abrigo onde recebem 400 cães e 100 gatos que anteriormente estavam abandonados ou eram mal-tratados. Estes animais são recuperados para posteriormente poderem ser adotados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *