Distrito de LisboaDistritos

Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalado em Sintra

O Município de Sintra foi o escolhido para acolher a Cerimónia Comemorativa do Dia Internacional da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio, sob o mote "Nesta língua crio mundos”.

A cerimónia teve lugar na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, com transmissão em streaming para todas as escolas do país e escolas portuguesas no estrangeiro. Neste evento esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o Ministro da Educação, João Costa, e os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, e das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

A sessão pretendeu celebrar o português como língua pluricêntrica, com os seus vários sotaques, e as suas diferentes formas de arte. Através da música, com atuações protagonizadas por sete artistas, foi possível celebrar a língua portuguesa com os seus diversos estilos e diferentes sotaques, desde o norte ao sul do país, Brasil, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

A iniciativa contou com a curadoria do cantor Dino D’Santiago, que esteve à conversa com o ministro, João Costa, e os alunos presentes.

O Dia Internacional da Língua Portuguesa foi estabelecido em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – a CPLP, mas só 2019, na 40ª sessão da Conferência Geral, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo como língua materna, compreendendo atualmente mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *