JustiçaPaís

Dia Europeu da Sensibilização para a Violência Contra Profissionais de Saúde

O Conselho Europeu das Ordens dos Médicos decidiu assinalar no dia 12 de março, pela primeira vez, o Dia Europeu da Sensibilização para a Violência Contra Médicos e Outros Profissionais de Saúde e a Ordem dos Médicos de Portugal associou-se lançando uma campanha nas redes sociais com frases de alguns dos médicos agredidos, sob o mote ‘Não, a violência não é normal!’.

A Ordem espera também levar a cabo algumas ações também ao terreno assim que o surto relacionado com o novo coronavírus permita retomar a normal atividade das instituições. é o mote desta campanha.

Segundo o comunicado da Ordem, o número de casos de violência contra profissionais de saúde não tem parado de crescer e falta uma estratégia política clara e forte para combater este problema.

Os dados da Direção-Geral da Saúde indicam que até setembro de 2019, tinham sido reportados 995 casos – um número já superior ao total de 2018, quando foram registados 953. Em 30% das agressões, os médicos são as vítimas.

«A Ordem dos Médicos está, e sempre esteve, solidária com todos os médicos que infelizmente já passaram por situações de violência, verbal, psicológica ou física nos seus locais de trabalho.

Hoje é apenas mais um dia em que a sensibilização para este problema profissional e social está nas prioridades máximas da instituição», afirma o bastonário da Ordem dos Médicos. «Aliás, muito antes da mediatização dos últimos casos de violência, a Ordem dos Médicos já disponibilizava a todos os colegas um seguro para estas situações e criou um Gabinete Nacional de Apoio ao Médico que dá resposta a estes casos e também a problemas como o burnout», reforça Miguel Guimarães.

O bastonário aproveita este dia para reforçar «que, infelizmente, o Governo não está a enfrentar este problema e a tomar medidas urgentes e eficazes para proteger a vida de quem salva vidas.

Numa altura em que o novo coronavírus vai provocar ainda mais desgaste e pressão nas instituições é essencial garantir a segurança dos médicos e outros profissionais e sabemos que temos os doentes connosco nesta luta.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *