Atualidade

Dia do Corpo de Deus – Corpus Christi

Esta quinta-feira, 3 de Junho, celebra-se o Dia do Corpo de Deus, feriado nacional religioso sempre assinalado a uma quinta-feira, a segunda a seguir ao Domingo de Pentecostes, portanto, entre os 21 de maio e 24 de junho.

Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

O Dia do Corpo de Deus assinala, desde o século XIII, as visões de uma freira belga, a quem foi demonstrado por Deus o desejo de que a Eucaristia fosse comemorada em todo o mundo, uma vez que esta celebração, inicialmente, apenas acontecia na Bélgica.

Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo. Segundo se conta, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação – momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus – presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, fato que comunicou ao Papa Urbano IV, que nesse mesmo ano institui esta data, promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

‘Corpo de Cristo’ deriva do latim Corpus Christi e é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo.

O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o Governo português decidiu a sua eliminação, mas em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia e muitas ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar, compostos de giestas e outras flores primaveris.

É também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *