AtualidadePaísSociedade

Dia de greve – 95% das escolas estão encerradas

A greve da função pública agendada para hoje está a ter uma grande adesão, e o setor onde mais se nota é a Administração Pública que encerrou grande parte das escolas.

A informação é avançada por Mário Nogueira, dirigente da FENPROF, que frisou que “pelo menos 95% das escolas estão encerradas”, acrescentando que esta poderá ser “a greve que fechou mais escolas no nosso país”.

No balanço realizado esta manhã, Mário Nogueira referiu que “a participação dos professores no protesto, é elevadíssima”, e que dados concretos só serão possíveis nos próximos dias.

Por outro lado, o Coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública considerou esta paralisação como “um enorme sucesso”. Em declarações à comunicação social, Sebastião Santana, enalteceu que “de norte a sul do país, desde a escola aos serviços de finanças e segurança social, há informações que dão conta de muitos e muitos milhares de trabalhadores a aderir a esta greve”, vista como um protesto que entendem ser “um desinvestimento nos serviços públicos”.

Num encontro realizado esta manhã para balanço desta greve geral, a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha lembrou que “o chumbo do Orçamento do Estado não impede a negociação de melhores condições para os trabalhadores, como combater a precariedade”, e acrecentou que “o Governo está em plenas funções e pode obviamente tomar um conjunto vastíssimo de decisões” e executar o OE para este ano.

Nas suas declarações, Isabel Camarinha destacou também “a adesão massiva dos trabalhadores da Administração Pública”, como sendo, “bem demonstrativa que os trabalhadores não aceitam continuar a ser tratados desta forma, sem haver valorização do seu trabalho e carreiras há uma dezena de anos, o que é inaceitável”, considerou a secretária-geral.

Em jeito de balanço, Isabel Castanheira lembrou que a 20 de novembro “todos os trabalhadores vão sair à rua, para uma grande manifestação nacional em Lisboa, para pedir respostas aos problemas dos trabalhadores”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *