AgendaMoita

Dia da Terra 2022 com Percurso Guiado no Parque da Moita

A Câmara Municipal da Moita comemora este ano o Dia da Terra, que se assinala a 22 de abril, com várias atividades dirigidas a alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e Pré-escolar do concelho (turmas das Eco-escolas com horta biológica), mas também ao público em geral.

No dia 23 de abril (sábado), pelas 10h00, o município convida à participação num Percurso Guiado no Parque da Moita, durante o qual serão semeadas plantas amigas dos polinizadores. Podem participar pessoas de todas as idades, sendo necessário inscrição prévia para o email: div.salubridade.ambiente@mail.cm-moita.pt, indicando nome, número de participantes e contacto telefónico.

O Dia da Terra 2022 tem como tema “Investir no Nosso Planeta” e pretende sensibilizar as populações e os governos mundiais para a necessidade urgente de preservar e proteger o planeta, a natureza, as pessoas e os seus meios de subsistência, através de mais investimentos e ações concretas.

As plantas amigas dos insetos polinizadores são fundamentais para a vida selvagem e para a conservação do planeta, tal como o conhecemos. Estes insetos alimentam-se do néctar das flores e ao visitá-las, transportam o pólen no seu corpo e patas, possibilitando a polinização. Este é um processo fundamental para a reprodução das plantas, do qual depende toda a vida na Terra.

A atividade humana tem sujeitado os ecossistemas a grande pressão e à consequente perda de habitat, nomeadamente no que respeita a área verde livre de fitoquímicos e com flores silvestres. Os insetos polinizadores estão por isso a desaparecer a grande velocidade, com graves consequências na agricultura, saúde e segurança alimentar.

Como contributo para a salvaguarda dos insetos polinizadores, o Município da Moita promove esta ação de sensibilização, prevendo-se que, em breve, possam ser divulgadas mais medidas concretas sobre esta matéria.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *