CrimeCulturaCuriosidadeEconomiaEducaçãoPaísPolíticaSesimbra

Dia da Mulher foi celebrado em Sesimbra com poesia

A 8 de março é habitual andar na rua e ver pessoas com flores nas mãos. É o dia das mulheres e das suas lutas. Pede-se uma maior igualdade e o fim da violência de género. A conciliação entre a vida profissional e familiar continua a ser mais desafiante para as mulheres. O Presidente da República considera que são insuficientes os passos dados em direção da igualdade.

A Constituição da República Portuguesa estabelece a Igualdade como um dos Direitos Fundamentais. Este dia tem sido marcado por manifestações em diversos pontos do país. A educação é fundamental para a promoção da igualdade. Como em todos os Dias da Mulher, ouvimos falar sobre a luta que se tem tido para combater o fosso entre homens e mulheres. Mesmo sendo as que mais frequentam o ensino superior, vão ser necessários quase 300 anos para que ganhem o mesmo que os homens.

Para assinalar esta data, tanto as juntas como a autarquia ofereceram ás suas cidadãs poesia e flores em troca de sorrisos. No concelho de Sesimbra, onde temos duas mulheres no executivo (Felicia Costa e Argentina Marques) e várias empreendedoras, as trabalhadoras recebem, em média menos, 21 por cento de salário do que os homens. A nível nacional, a diferença salarial entre homens e mulheres está na casa dos 11%.

O primeiro-ministro António Costa considera esta diferença «intolerável». O facto de as mulheres receberem 21% a menos que os homens no concelho de Sesimbra é um dos indicadores que fazem parte do diagnóstico do Plano Municipal para a Igualdade de Sesimbra (PMIS). Este foi aprovado pela Assembleia Municipal de Sesimbra. O documento pretende contribuir para uma sociedade mais justa para todas as pessoas, independentemente do género ou origem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *