AtualidadeCrime

Dia da Internet Mais Segura marca um mês de acções de sensibilização

Esta terça-feira, 8 de fevereiro, comemora-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, que ao longo dos anos tem juntado milhões de pessoas sob o lema ‘Juntos por uma Internet melhor’.

Em Portugal várias iniciativas marcam a data, como o mês da Internet Segura, promovido pela Microsoft, GNR e o Consórcio do Centro Internet Segura, com várias acções de sensibilização junto da comunidade escolar.

A ter início já no dia 8 de fevereiro, a campanha para o uso correto da tecnologia, junto dos alunos do ensino básico e secundário, marca o arranque da operação deste ano, com o mote da campanha ‘Juntos por uma Internet melhor!’.

As sessões de sensibilização da edição deste ano recorrem ao Minecraft, plataforma de aprendizagem baseada em jogos que promove a criatividade, colaboração, resolução de problemas numa experiência digital imersiva e divertida.

Os conteúdos deste ano terão uma metodologia de game based learning para, de uma forma lúdica e divertida, abordarem a segurança na utilização da internet.

Nestas sessões de sensibilização, os alunos irão aprofundar, através de um jogo, temáticas como fake news, segurança, cyberbullying, proteção e partilha de informação na internet. Com experiência na implementação de atividades ligadas à ciência e à tecnologia, o Visionarium desenvolveu os conteúdos ministrados nestas sessões, adaptados aos diferentes graus do ensino básico e secundário.

As sessões de sensibilização serão gratuitas e serão administradas por voluntários da Microsoft e da GNR e as escolas do ensino básico e secundário que queiram requisitar a sua sessão de Internet Segura 2022 poderão enviar um e-mail para sessoesSIDPT@microsoft.com e partilhar a disponibilidade de horário e respetivo ciclo de ensino.

Desde o seu início, as ações de sensibilização já impactaram mais de 223 mil estudantes e professores em 1.250 escolas, com o apoio de 1.400 voluntários.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *