Agenda

Dia da Floresta Autóctone em Palmela

O Dia da Floresta Autóctone, a 23 de novembro, é celebrado com iniciativas que visam promover a floresta autóctone portuguesa e sensibilizar a comunidade local para a importância e salvaguarda da biodiversidade.

Plantação de espécies autóctones, formação sobre compostagem doméstica e realização de uma caminhada desportiva são algumas das ações promovidas pelo Município de Palmela para assinalar esta data.

A população e o público escolar podem participar em atividades “amigas do ambiente”. A programação para o público em geral incluiu, a 23 de novembro, a plantação de cerca de 100 exemplares de várias espécies, como Alecrim, Alfarrobeira, Azinheira, Carrasco, Carvalho Cerquinho, Folhado, Freixo, Gilbardeira, Loureiro, Medronheiro, Murta, Pilriteiro, Pinheiro Manso e Sobreiro.

Já entre 25 e 29 de novembro, o jardim de Aires, em Palmela, e a Quinta do Pinheiro (Rua Francisco Caçoete Romão), em Pinhal Novo, serão embelezados com a plantação de 92 novas árvores: Alfarrobeiras, Medronheiros, Murtas, Gibardeiras, Alecrins, Pilriteiros e Lagerstroemia,  repostos nestes espaços públicos com a colaboração de alunos do ensino básico.

Em Quinta do Anjo, com o intuito de valorizar o corredor da linha de água junto à ciclovia, no âmbito da iniciativa “Planta a planta”, está igualmente agendado um conjunto de ações para plantação de espécies autóctones e remoção de espécies invasoras (acácia karroo), num troço compreendido entre o Sobral e a Urbanização Colinas da Arrábida.

No dia 23, a atividade destina-se a famílias e população em geral, prevendo-se a plantação total de cerca de 100 exemplares de várias espécies, como Alecrim, Alfarrobeira, Azinheira, Carrasco, Carvalho Cerquinho, Folhado, Freixo, Gilbardeira, Loureiro, Medronheiro, Murta, Pilriteiro, Pinheiro Manso e Sobreiro.

As comemorações contam a 30 de novembro com uma ação de formação sobre compostagem doméstica. A 11 de dezembro encerra a celebração deste dia, com uma iniciativa dirigida ao público escolar da Escola António Matos Fortuna, de um percurso pedestre interpretativo pela Serra do Louro, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de fauna e de flora características do Parque Natural da Arrábida

Conheça o Programa:

17 de novembro | 9h00 | Vale dos Barris

Caminhada Desportiva Dia da Floresta Autóctone

Público: população em geral

Grau de dificuldade: 2

Informações e inscrições: 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt

Inscrições limitadas a 100 participantes

23 de novembro | 10h00 às 12h00 | Início da Ciclovia de Quinta do Anjo, junto ao circuito de manutenção

Planta a planta”

Ação de plantação de espécies autóctones e de remoção de espécies invasoras (acácia karroo) do corredor da linha de água que acompanha a ciclovia de Quinta do Anjo.

Esta iniciativa realiza-se ainda nos dias 20 e 27 de novembro, para o público escolar.

Duração: 2h

Destinatários: População em geral/famílias (menores deverão ser acompanhados por um adulto)

Inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas: ambiente@cm-palmela.pt | 212 336 692

Org.: Câmara Municipal de Palmela

25 a 29 de novembro

Plantação de árvores em espaços públicos do Concelho

Público escolar

30 de novembro | 9h30 | Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo

Compostagem Doméstica Compostar é Reciclar”

Ação de formação sobre compostagem, incluindo oferta de kit para montagem de compostor em madeira. Iniciativa dirigida a cidadãs/ãos que pretendam transformar os resíduos de cozinha ou do jardim num fertilizante natural.

Duração: 3 horas

Destinatários: Famílias que disponham de espaço exterior, uma vez que o compostor deve ser instalado ao ar livre, sobre a terra.

Inscrições gratuitas, obrigatórias e limitadas: ambiente@cm-palmela.pt  | 212 336 692

Org.: Câmara Municipal de Palmela

Apoio: PALSER e AMCOR, ao abrigo Programa Mecenas de Palmela

11 de dezembro

Percurso interpretativo

Percurso pedestre interpretativo pela Serra do Louro, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de fauna e de flora características do Parque Natural da Arrábida.

Iniciativa dirigida ao público escolar da Escola António Matos Fortuna


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *