Atualidade

Dia 9 de Janeiro foi dos mais frios dos últimos vinte anos

O IPMA informa que desde o dia 24 dezembro se tem verificado «de forma consistente», uma situação de frio generalizado com valores da temperatura máxima e mínima do ar inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.

Nas últimas três semanas apenas no dia 28 de dezembro, o valor médio da temperatura mínima foi próximo do normal.

O dia 9 de janeiro 2021 foi o dia mais frio neste período, com 2.98°C de média da temperatura média do ar, e os valores da temperatura máxima do ar registados nas estações de Guarda, Aldeia do Souto, Lousã e Portel foram os mais baixos registados nos últimos 20 anos.

Nos dias 5, 6 e 8, os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores a 4°C e no dia 11 foi registado o 4.º valor mais baixo da média da temperatura mínima do ar do território.

O IPMA realça ainda que o dia 12 foi aquele em que se verificou, em cerca de 75 % do território continental, valores de temperatura mínima inferiores 0°C; neste dia os valores da temperatura mínima do ar variaram entre -8.2°C em Miranda do Douro e 4.3°C em Cabo Raso e Olhão.

No dia 13 em Lisboa G.C. e Faro foi registado o menor valor de temperatura mínima do período, 0.9°C e 0.6°C, respetivamente (em Lisboa igualou o valor do dia 12); neste dia Guarda registou o maior valor de temperatura mínima no período, 2.0°C.

O IPMA refere ainda que para os próximos dias a tendência de aumento gradual das temperaturas máxima e mínima do ar, para valores próximos do normal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *