CrimeJustiça

Detidos por agredir e explorar conterrâneos em exploração agrícola

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, hoje, na zona da grande Lisboa, dois homens de origem indostânica, de 53 e 33 anos de idade, já com nacionalidade portuguesa, por indício da prática do crime de tráfico de pessoas, consubstanciado na exploração de trabalhadores agrícolas através de pressão psicológica, ameaças, agressões físicas e retenção de salários.

No âmbito de uma investigação criminal em curso, o SEF, além dos mandados judiciais de detenção, deu cumprimento a mandados de busca domiciliária.

Os factos que deram origem à investigação foram praticados em Serpa, distrito de Beja, onde os arguidos tinham dezenas de trabalhadores de origem indostânica para a realização de tarefas agrícolas, mantendo-os sob exploração, aproveitando o facto de não terem a sua situação regularizada em Portugal.

Os arguidos cobravam, também, elevados valores pelo alojamento, exigindo ainda o pagamento de alegadas prestações sociais e impostos que, na verdade, não liquidavam.

A investigação permitiu, até ao momento, identificar e sinalizar quatro vítimas da exploração, tendo outros trabalhadores recusado prestar depoimento com receio de represálias.

Além dos detidos, foi constituída arguida a empresa de que são sócios gerentes, bem como uma mulher de nacionalidade portuguesa relacionada com a mesma.

Os detidos serão presentes hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Serpa para interrogatórios judiciais e consequente aplicação de medidas de coação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *