Distrito de SetúbalDistritosJustiça

Detida em Setúbal por vendas fraudulentas no OLX

O Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da Polícia Judiciária, com a colaboração da SIBS/PAYWATCH, localizou, identificou e procedeu à detenção de uma mulher, de 29 anos de idade, por sobre ela recaírem fortes indícios da prática dos crimes de burla informática e associação criminosa.

A investigação efetuada permitiu desmontar um esquema fraudulento de aquisição e venda de artigos diversos através da internet (OLX), realizado a partir da cidade de Setúbal, que lesou dezenas de pessoas, desde fevereiro de 2018, em valores que rondam os cinquenta mil euros.

Grande parte dos movimentos fraudulentos foi efetuada com recurso à plataforma MBWAY. Esta aplicação, recente no mercado, é uma solução interbancária que permite fazer compras, levantamentos e transferências imediatas, bastando aderir ao serviço numa ATM ou no homebanking, associar um cartão bancário a um número de telemóvel e definir um PIN MBWay com 6 dígitos.

Neste caso, após colocarem os artigos à venda no site OLX, os lesados receberam no seu telemóvel uma mensagem escrita de um suposto interessado, alegando que pretendia efetuar o pagamento através da aplicação MBWay.

Desconhecendo o funcionamento da aplicação e convencidos de que se tratava de transações legítimas, os lesados ativaram o referido serviço seguindo instruções do defraudador, introduzindo o número de telemóvel e o código que lhes foi fornecido.

Sem nunca receber o valor solicitado pelo artigo que pretendiam comercializar, acabaram por verificar a existência de diversos levantamentos em numerário e débitos em conta de valor bastante superior.

A detida será hoje presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação processual tidas por adequadas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *