Covid-19Destaque

Desentendimento entre PSP e GNR continua em várias cidades

Desentendimentos perduram nas regiões de Viana do Castelo, Aveiras, Setúbal e Caldas da Rainha.

A escolta das carrinhas que transportam as vacinas contra a Covid-19 estão a dar que falar no seio da Guarda Nacional República (GNR) e na Polícia de Segurança Pública (PSP), depois o caso de barramento de uma das carrinhas no Hospital do Espírito Santo, em Évora, onde a PSP bloqueou o veículo que era escoltado pela GNR, houve mais cidades em que a PSP não se entendeu com a GNR.

Os incidentes ocorreram em Viana do Castelo, Aveiras, Setúbal e Caldas da Rainha, desentendimentos esses que já levaram a que a PSP apresenta-se uma queixa junto da secretaria-geral de Segurança Interna, contra a GNR.

A noticia é avançada pela SIC Noticias que dá conta que teve acesso ao Plano de Coordenação das autoridades e o documento adianta que a GNR deve de acompanhar todo o percurso para abrir caminho e, na área de responsabilidade, assegurando a “proteção de bens”. Mas existe um ponto de transição no mesmo documento que adianta que a “escolta-acompanhamento de segurança é da responsabilidade da PSP”.

Évora, Viana do Castelo e Setúbal são áreas de jurisdição de responsabilidade da PSP, o que implicaria um trabalho conjunto de escolta.

A GNR manifestou preocupação em potenciais fragilidades no decorrer da troca de elementos de segurança, mas a PSP sempre referiu que essa transição não estaria colocada em causa, pois a troca de elementos será sempre realizada em movimento e não há momentos de paragem.

O caso de Évora foi o mais conhecido da opinião pública, segundo fonte da PSP, a transição seria feita entre Montemor-o-Novo e Évora, o que não aconteceu, os agentes da PSP acusam os militares da GNR de não cederem à transição e de acelerarem as viaturas, havendo depois o desentendimento que bloqueou a carrinha de transporte de vacinas de continuar a sua viagem até ao Algarve.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *