EconomiaPaísSociedade

Desemprego sobe em Portugal

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego subiu para 6,1% em Setembro. Este valor é, contudo, mais baixo do que o registado no mesmo período do ano passado.

“A taxa de desemprego situou-se em 6,1%, valor superior ao de Agosto e de Junho de 2022 (0,1 p.p. relativamente a ambos os meses) e inferior ao do mês homólogo de 2021 (0,2 p.p.)”, pode ler-se no relatório do INE.

A população empregada (4.874,7 mil) observou também um decréscimo em relação ao mês anterior (0,2%) e acréscimos em relação a três meses antes (0,1%) e a um ano antes (0,8%). Já a população desempregada (318,8 mil) aumentou em relação ao mês anterior (1,6%) e a três meses antes (2,7%), tendo diminuído 2,6% relativamente a setembro de 2021.

A taxa subutilização de trabalho situou-se em 11,4%, valor igual ao do mês anterior, mas inferior ao de três meses antes em 0,2 p.p. e ao do mesmo mês do ano anterior em 0,5 p.p.

O Governo prevê que a taxa de desemprego estabilize nos 5,6% este ano e no próximo, caindo assim dos 6,6% registados em 2021, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2023.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *