PaísPolíticaSesimbra

Deputados Socialistas levam a Lagoa de Albufeira a Assembleia da República

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal questionaram o governo, em plena Assembleia da República, sobre a Lagoa de Albufeira. Este questionamento, da autoria de André Pinotes Batista, foca-se nos desequilíbrios existentes no sistema hidrogeológico da Lagoa de Albufeira. Esta zona húmida, que faz parte da Rede Natura 2000, apresenta uma biodiversidade única.

Para os socialistas, as zonas húmidas devem ser conservadas. Os deputados pretendem aferir quais as ações desenvolvidas pela APA e pelo ICNF, relativamente às alterações ambientais em curso neste sistema lagunar. Os deputados também lembram que a Lagoa de Albufeira desempenha um papel central nas atividades económicas da região, tanto na sua dimensão piscatória, turística, de lazer ou desportiva.

«Nos últimos anos, vários fatores têm concorrido para gerar um desequilíbrio ambiental deste sistema. As características do ciclo meteorológico – com acentuada redução dos caudais de água doce dos afluentes da Apostiça, Ferraria e Aiana; a impermeabilização de solos inerente à ação humana, bem como um conjunto de alterações hidrodinâmicas resultantes de trabalhos de enchimento de areais, a Norte, são provavelmente alguns dos fatores que explicam a situação», esclarece o autor.

Lagoa de Albufeira, um dos tesouros de Sesimbra

Nélson Pólvora, Presidente da CPC do PS Sesimbra, acredita que esta ação é bastante importante para o território sesimbrense. «A Lagoa é uma riqueza ímpar no Concelho de Sesimbra e a defesa ponderada do seu equilíbrio Ambiental e Económico um compromisso que desde sempre assumimos com os cidadãos», diz o também vereador autárquico.

«O assoreamento da Lagoa Grande – com todos os problemas ambientais que dai advém e o seu impacto nos serviços do ecossistema – é destas causas a mais notória consequência. Num cenário extremo de médio-longo prazo, a existência da Lagoa como a conhecemos pode mesmo encontrar-se perigada», observa André Pinotes. Algumas das populações aqui presentes, como é o caso dos bivalves, podem estar em perigo na Lagoa de Albufeira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *