Mundo

Deputado ucraniano mostra destruição de Kharkiv: ‘Sobreviveu e está de pé’

«Estou hoje em Kharkiv. As palavras não conseguem descrever o que foi feito a esta cidade. Mas apesar disso, a cidade sobreviveu e está de pé!».

É desta forma que o deputado do Parlamento da Ucrânia Oleksiy Goncharenko inicia o seu périplo pela cidade do norte da Ucrânia, que foi alvo das tropas militares russas.

O deputado tem sido um dos mais activos na divulgação da destruição causada pelas tropas de Putin na Ucrânia.

Após a destruição de um Centro Comercial em Kiev por um míssel, Oleksiy Goncharenko filmou-se no meio dos escombros para «tentar influenciar a decisão da empresa Leroy Merlin (cuja loja também foi atingida) a pagar impostos na Rússia e assim apoiar a guerra».

Desta feita, Oleksiy Goncharenko mostrou as zonas atingidas, e divulgou uma imagem com o ‘antes e depois’ da cidade, partilhando vídeos no seu Twitter.

Num destes vídeos dirige-se também ao Parlamento e Chanceler alemães, «e a todo o povo alemão. Esta é a Escola n.º 134 de Kharkiv que promove o programa de ensino mais profundo da língua alemã, e que foi arruinada pelos invasores. Por favor, ajudem a Ucrânia a defender-se do exército russo!»

Também o presidente da autarquia de Kharkiv deu conta da destruição após a retirada dos russos.

«Quinze por cento da cidade foi destruída nos últimos 35 dias», informou Ihor Terkehov à agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

O autarca enumerou depois que foram destruídos um total 1.531 edifícios, incluindo 1.292 casas residenciais e 239 prédios administrativos, 76 escolas secundárias, 54 jardins de infância e 16 hospitais.

A cidade foi bombardeada diariamente desde o início da invasão russa, apesar dos serviços russos afirmarem que apenas visaram alvos militares, e cerca de um terço dos moradores deixaram a cidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *