Distrito de SetúbalDistritosMontijoPolítica

Deputado Nuno Magalhães dedicou o dia ao concelho do Montijo

Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS-PP e deputado eleito pelo círculo de Setúbal, esteve no Montijo, onde reuniu com o diretor do Agrupamento de Escolas de Pegões (AEP), Jorge Romão, para uma avaliação do estado da educação no concelho.

Na visita foi acompanhado pelo presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal, João Paulo Viegas, e pelo presidente da Comissão Política Concelhia do Montijo do CDS-PP, João Merino.

No comunicado enviado às redacções, o CDS-PP explica que o AEP está «situado numa zona rural e quase esquecida do concelho do Montijo, tem cerca de 600 alunos com baixos rácios de indisciplina ou violência em contexto escolar, permitindo um clima de tranquilidade no desempenho da função educativa».

O Agrupamento está a desenvolver vários projetos relevantes, como é o caso do ensino integrado de música, numa parceria com o Conservatório Regional de Artes do Montijo; um projeto de formação profissional, em parceria com a Escola Profissional do Montijo, com vista ao desenvolvimento de cursos específicos para adultos e um projeto de ensino de português para estrangeiros, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Escola Profissional do Montijo, a Paróquia de Pegões e entidades oficiais locais e voluntários, para migrantes provenientes da Índia, Paquistão e Nepal, entre outros, que já perfazem, segundo dados da Junta de Freguesia, cerca de 600 indivíduos e respetivas famílias.

Para a concretização destes projectos, o responsável salientou a necessidade da construção do Centro Escolar de Pegões, uma obra prometida há mais de uma década e que até agora não saiu do papel.

Segundo João Merino, «como responsáveis políticos nacionais e locais, é nossa competência alertar e pressionar a Câmara Municipal do Montijo para o cumprimento desta que foi uma das principais bandeiras e promessas eleitorais do PS local. Já passou demasiado tempo. Deve ser concretizada o quanto antes».

Após a reunião no AEP, Nuno Magalhães visitou a Herdade do Moinho Novo, em Canha.

Com cerca de 60 ha, esta é uma Herdade composta por atividade agrícola em Modo de Produção Biológico, além de outras, gerida por José Carlos Inácio e An Sleeckx Inácio.

«Numa vila como a de Canha, onde a população envelhece e diminui de ano para ano, este tipo de empreendimento deve ser apoiado e acarinhado pela Autarquia, de forma a fixar jovens empresários e promover a criação de emprego. Infelizmente não é o que tem acontecido – dificuldades burocráticas, regulamentação mal desenvolvida, interpretação limitada e com consciência errada do que é a realidade e especificidade do mundo rural têm impedido o crescimento e desenvolvimento do projeto» refere o comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *