PolíticaSesimbra

Deputada Cristina Rodrigues propõe construção de Centro de Saúde na Quinta do Conde

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues submeteu esta segunda-feira no Parlamento uma iniciativa que recomenda ao Governo a construção de um novo Centro de Saúde na Quinta do Conde.

A proposta da deputada surge na sequência de uma petição entregue na Assembleia da República com 4.190 peticionários, com a ressalva ainda que da parte da Câmara Municipal de Sesimbra existe a disponibilização do terreno e respectivo projecto.

A proposta é de que este equipamento seja dotado «com todos os recursos materiais e humanos necessários para o seu bom funcionamento e com um Serviço de Urgência Básica, assim como assegure que esta unidade de saúde prestará cuidados de saúde primários durante o período noturno, mais precisamente, entre as 20h00 e as 08h00, com o intuito de garantir um acesso a cuidados de saúde de proximidade».

No documento, a deputada alerta também para «as carências do Serviço Nacional de Saúde. No distrito de Setúbal têm-se verificado sinais óbvios de que urge fazer um reforço dos equipamentos de saúde no distrito» e ainda para a «crise das urgências hospitalares percorre a região, da mesma forma que a percorrem muitos utentes encaminhados ora de Setúbal e Barreiro para Almada, ora de Almada para Setúbal, devido à sobrelotação».

Na freguesia da Quinta do Conde só perto de 16000 mil habitantes estão cobertos por médico de família, «ou seja, mais de 50% da população não tem médico de família e/ou qualquer acompanhamento ao nível dos cuidados de saúde primários» adianta a parlamentar.

Cristina Rodrigues relembra ainda que o Governo aprovou a construção de um novo edifício para o Serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal, um hospital no Seixal, e também recomendações aprovadas na Assembleia da República para a construção de Centros de Saúde no Alto Seixalinho, no Barreiro, e no Feijó, em Almada, sem que qualquer destes equipamentos tenham tido desenvolvimentos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *