Atualidade

Depressão «99L» coloca Portugal sob ‘aviso amarelo’ esta sexta-feira

Depressão vai causar chuva e vento durante esta sexta-feira

publicidade

Depois dos vários dias sob ‘aviso amarelo’ para calor, o IPMA coloca a maior parte do território continental e o Grupo Oriental dos Açores sob ‘aviso amarelo’ esta sexta-feira, devido à previsão de vento e precipitação causadas pela perturbação subtropical «99L».

Desta forma Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, vão estar sob aviso, entre as 06h00 e as 15h00/18h00, para precipitação, e entre as 06h00 e as 21h00 para vento que pode soprar com rajadas até 80 km/h.

Apenas Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança não apresentam qualquer aviso.

Segundo o grupo de meteorologia Meteo Corroios podemos esperar para esta sexta-feira, 18 de setembro, «a partir do fim da madrugada, ocorrência de aguaceiros e trovoadas, que podem ser por vezes fortes, de granizo, e acompanhados de rajadas de vento fortes até 80 km/h, podendo, em algum evento mais extremo, ultrapassar esse valor.

A situação desta depressão pode causar instabilidade causando, numa questão de minutos, precipitação forte apenas em alguns minutos, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de inundações rápidas, devido a possíveis grandes acumulados de água num curto espaço de tempo, e ao facto das marés desta semana atingirem níveis elevados.

Outro problema que pode surgir são as condições para se verificarem fenómenos extremos muito localizados, tais como tornados, ventos fortes em linha recta, etc.

O site Best Weather explica que «esta perturbação «99L» começou, na 3ª feira, a ser seguida pelo National Hurricane Center, dado o potencial que existe de evolução no sentido de se formar uma depressão ou tempestade subtropical.

Um ciclone subtropical é um tipo de sistema de baixa pressão que se forma a partir de uma depressão não tropical de núcleo frio, que inicia um processo em que aglomerados de trovoadas se organizam junto a um vórtice central, de forma similar a um ciclone tropical.

Com o tempo estes sistemas podem acabar por se tornar ciclones tropicais, constituídos por massas de ar quente e húmido associadas a grandes sistemas de trovoadas que se organizam em torno do centro.»

No sábado a situação voltará a não apresentar alertas, embora o tempo se mantenha abafado, com aguaceiros e possibilidade de trovadas, tendo em conta «um regime de circulação de oeste, que irá transportar ar com características tropicais marítimas», segundo o site de meteorologia Best Weather.

«As temperaturas irão manter-se em valores agradáveis, com máximas acima dos 25ºC em muitos locais. Os valores de humidade elevados irão acentuar a sensação de calor nas horas centrais do dia. As noites serão amenas.»

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui