Distrito de SetúbalDistritos

Delegação chinesa de Tianjin visitou Setúbal

Uma comitiva liderada pelo vice-presidente do governo municipal de Tianjin, Sun Wenkui, foi recebida pela presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, num encontro com um extenso grupo e na qual participaram, também, vários elementos do Executivo municipal português e representantes do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

O governo municipal de Tianjin, China, e a Câmara Municipal de Setúbal estabeleceram projetos de cooperação em diversas áreas de intervenção, numa reunião realizada ontem na cidade portuguesa.

O objetivo da reunião foi a definição de projetos de cooperação em diferentes áreas, no âmbito de um processo iniciado a 5 de dezembro do ano passado com a assinatura de uma carta de intenções entre os dois municípios e que visa a celebração de um acordo de geminação.

Comércio, portos, turismo, em particular o do setor náutico, juventude, com intercâmbio regular de jovens, cultura, desporto e educação foram áreas definidas como prioritárias durante a reunião de para o desenvolvimento de parcerias.

Um dos eixos de cooperação estabelecidos entre Setúbal e Tianjin centra-se no campo da educação, em especial na formação profissional, com destaque para a promoção conjunta do desenvolvimento da Oficina Lu Ban, plataforma de colaboração tecnológica com a China a funcionar, desde o final de 2018, no Instituto Politécnico de Setúbal, que irá prestar apoio a Tianjin na construção de novas oficinas Lu Ban no Brasil e em África.

No que diz respeito ao turismo náutico, o governo municipal de Tianjin manifestou vontade de colaborar com Setúbal no âmbito de um projeto de embarcações de recreio que se encontra a desenvolver e ambos os territórios estabeleceram, igualmente, vários pontos de partida para futuras parcerias em que o porto de Setúbal pode assumir um papel de especial relevância.

O vice-presidente do governo municipal de Tianjin endereçou ainda um convite, já aceite, à presidente da Câmara Municipal de Setúbal para se deslocar à cidade chinesa no próximo ano, para marcar presença nos eventos de âmbito internacional Summer Davos 2020 e 4.º Congresso Mundial de Inteligência.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *