Seixal

De França a Corroios em bicicleta para ajudar meninos de ‘Os Pandas’

Alain, Robin e Loli, a filha mais nova de Alain e que dá o nome ao projecto das ‘Viagens de Loli’, viajaram cerca de 1500 quilómetros de bicicleta desde Narbonne, em França, até Corroios, Seixal, para trazerem uns presentes aos meninos que estudam e são ajudados pela Associação ‘Os Pandas’, uma viagem que o Diário do Distrito já tinha noticiado.

A chegada estava marcada para as 11h00 no Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios e pouco passava da hora quando Alain chegou com os dois filhos, Robin e Loli, depois de uma viagem de cerca de 1400 quilómetros que começou a 19 de Junho, apoiados pela carrinha onde viajam Nine Nicolau (esposa do Alain) e Gregory Laugier, carregada de bens escolares e de higiene.

Sem acidentes de maior mas com algumas peripécias, Alain explica que “a viagem foi um pouco complicada para os miúdos devido ao calor e ao atravessarmos Espanha, havia também muito vento. Mas esta causa e o podermos ajudar estes meninos, motivou-nos e deu-nos força para completarmos a viagem.”

Pelo caminho enfrentaram três furos nas rodas do atrelado, um rolamento de direção de uma das bicicletas partido e ainda um furo na bicicleta de Loli para o qual não havia câmara de ar. “Tivemos de adaptar uma das câmaras das bicicletas maiores, dobrando-a e assim a Loli pôde continuar a viagem”.

A viagem de regresso inicia-se ainda esta segunda-feira, de carro até Espanha, e a partir daí vão voltar a subir às bicicletas até Narbonne. “Fizemos 1400 quilómetros em bicicleta até Corroios e vamos fazer 1100 para voltar a casa.”

Além dos bens que transportaram, o presidente do clube de futebol onde Loli treina ofereceu várias camisolas, e claro, a disputa foi mesmo pelo N.º 7.

Material escolar e produtos de higiene

Ao Diário do Distrito Sandra Correia, membro da Associação ‘Os Pandas’, explicou que “o Alain decidiu dedicar algum do seu tempo a ajudar crianças pelo mundo. Estiveram em Marrocos a ajudar crianças de uma instituição e depois, tiveram conhecimento d’ ‘Os Pandas’, através de uma pessoa conhecida, e durante os últimos meses angariaram material escolar e produtos de higiene, que é o que mais necessitamos neste momento.”

O material escolar vai ajudar as 35 crianças que frequentam o apoio escolar da Associação “que servirá para o próximo ano lectivo, e vamos ver se chega para dividir pelos meninos de Santa Marta de Corroios, Quinta da Princesa e da Cucena, e se ainda der, também nos pediram ajuda para Moçambique, Cabo Verde e São Tomé.”

A escolha do local para receberem estes viajantes de duas rodas deveu-se ao facto de “puderem deixar logo aqui o material, e conhecerem alguns dos meninos e o espaço onde eles estudam, mas também depois poderem visitar o bairro de Santa Marta de Corroios”.

Já com o material dentro do Centro Comunitário, foi o momento dos agradecimentos a estes viajantes de longe, que prometeram voltar se para isso forem solicitados.

Teresa Nunes, membro da Santa Casa da Misericórdia, agradeceu aos viajantes “porque o vosso esforço foi lindo”, e também aos assistentes e aos membros d’ ‘Os Pandas’ “por tudo o que têm feito por estes meninos”, explicando depois um pouco da história destas crianças que ali são apoiadas “que vivem vidas muito difíceis, chegando a faltar-lhes tudo, porque os pais têm dificuldade em encontrar emprego e em legalizar-se”.

Taxa de sucesso perto dos 100 por cento

Motivo de orgulho para quem trabalha no projecto «Os Pandas» foram os resultados escolares obtidos pelos 35 jovens. “Tivemos uma taxa de sucesso de 94 por cento em todos os ciclos. Apenas três meninos não conseguiram passar do 5.º ano, e já temos jovens que vão passar para o 11.º, 10.º e para o 9.º, algo que há uns anos atrás não acontecia com as crianças deste bairro” referiu Sandra Correia.

“No projecto que está a decorrer entre a Escola Básica do Casal do Marco e a Santa Casa da Misericórdia e os meninos do Bairro da Cucena, tivemos um sucesso de 100 por cento, com todos os meninos a passarem de ano.”

O Centro Social está também a receber um novo pavilhão, do qual falou ao Diário do Distrito João Avelar, representante da Santa Casa da Misericórdia. “A Câmara Municipal do Seixal ofereceu-nos este pavilhão que será utilizado no futuro para os serviços administrativos e de atendimento aos pais, e de logística da Santa Casa. Os actuais contentores onde funcionam as aulas vão manter-se e outros espaços poderão vir a ser utilizados como arrecadações, até porque desmontá-los acarreta despesa.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *