Opinião

Da Comissão ao Campeão!

Opinião com assinatura de Bruno de Carvalho.

Esta foi uma semana de puras emoções.

Segunda-feira Luís Filipe Vieira esteve presente na Comissão Parlamentar da Assembleia da República e Terça-feira o Sporting foi Campeão!

Mas iniciemos pela Comissão Parlamentar.

O que estava em causa era tentar perceber porque, depois de cerca de 17 milhões ao BPN, de cerca de 25 milhões à CGD, até agora, os contribuintes já pagaram 181 milhões de euros das dívidas, ao BES e Novo Banco, das empresas de Luís Filipe Vieira.

Baixei os estores, apaguei luzes, ajeitei as almofadas do sofá, peguei num pacote de pipocas doces e lá fui eu. 

  1. Viera entra forte e destemido: “Chegado ao Benfica já era um reputado empresário de pneus!” 

E quem não se lembra disso? A sua fama, de grande empresário nacional, levou-o a ser conhecido pelo cognome de “Kadafi dos pneus”! Existe termo mais carinhoso, para um estadista, ser conhecido? 

2. A culpa, para Vieira, de tudo o que lhe (nos) aconteceu foi “da Troika e da Pandemia”, apenas faltou o Lask para fazer bingo com a lista que o Benfica apresentou para, depois de gastar 100 milhões, terminar em 3º lugar esta época. 

3. Uma frase que se iria tornar marcante nesta Comissão foi: “talvez seja melhor colocar essa questão por escrito, que respondemos depois…”
 
Vê-se claramente que Viera ainda se lembra das manhas de estudante e tentou dar a volta aos deputados. Eles tentavam fazer-lhe uma oral e ele insistia em repetir o exame escrito! 

4. Confrontado com a questão se costumava tratar de negócios com Ricardo Salgado respondeu: “Não. Eu falava com Ricardo Salgado mas apenas em almoços e jantares, não era assim nada de especial”.
 
Eu já imaginava as conversas nos belos repastos: Oh Vieira tu és o DDT! Oh Ricardo, tonto, és tu, tu sabes que és tu!…

5. Mas alguma vez reduziu a sua divida à banca? “Reduzimos claro, reduzimos, reduzimos… 5 milhões de euros… Mas depois, depois… pedimos ainda mais dinheiro e a divida aumentou para 400 milhões”…
 
 Isto fez-me lembrar quando éramos putos e a regra nos jogos da bola era “muda aos 5 e acaba aos 10”! 

6. “Eu nunca soube o que são imparidades”

Trocando por miúdos, Vieira nunca soube o que todos temos pago por ele! E assim é o empresariado de topo nacional!

7. “Isto, desde 2015, é um trauma para mim! Foi como entrar num elevador e o elevador cair”.

E eu pensei, foi o peso da mala do dinheiro! Isto de carregar 600, 700, 800 milhões de euros, para outros pagarem, é um trauma tremendo! Mas faz sentido, em 2011, numas eleições contra o ex-presidente do Sporting Godinho Lopes, que ganhei, foi num elevador que as perdi… E em 2015 quem se esquece das malas que nos tiraram o campeonato. Oh Mala Ciao…

8. E a explicação sobre a queda do BES? “A queda do BES? Caiu!”

Brilhante! Fiquei atónito com a “literaticia” de Vieira!

9. “A Imosteps, não me fale da Imosteps! Só falo disto uma vez!”

Vi-me num episódio da fabulosa série Alô, Alô com Michelle da Résistance Française, que chegava sempre de surpresa, com pressa e dizia “Listen very carefully, I shall say this only once!”

E eles continuavam com Imosteps, Imosteps… E eu fui levado a outro sucesso de Hollywood, A Múmia… Imhotep! O regressado pelo Livro dos Mortos! E já via Viera a gritar pelo seu amor Ankh-sun-Namun quando…
 
A Imosteps da empresa Opway? …Excusez-moi? Mas Filipe Soares Franco o quê? Mas o que é que o ex-presidente do Sporting tem a ver com Vieira? A Opway de onde veio, para o Sporting, a diretora financeira, com o ex-presidente Godinho Lopes? É essa? 

Deputado: “Foi a Opway que lhe vendeu a participação da Imosteps?”

LfV: “Vendeu entre aspas!”

Deputado: “Então foi um favor ao BES?”

LfV: “Hum, hum…”

LfV: “Foi Ricardo Salgado que e pediu para ficar com a Imosteps” (ainda se lembram do ponto 4, “não tratava de negócios com Ricardo Salgado…”)

“E o Ricardo Salgado até me disse, neste negócio nem é preciso o aval da tua mulher, basta o teu!” 

Fiquei a saber que foi Vieira que ajudou a tirar a falência da Opway de cima de Soares Franco, que indicou a diretora financeira a Godinho Lopes, mas também que a mulher de Vieira tem um “aval” muito maior e melhor do que ele… 

E isto não é ser machista, é a simples constatação que a mulher de Vieira é muito melhor empresária que ele. E qual é o mal? Nenhum! Já estavam as cabeças maldosas a pensar só porque todos os “malfeitores” da construção civil terem sempre tudo em nome de outros, e normalmente das mulheres, que… Não! Até porque ambos são super empresários com um património individual condizente. 

10. Lfv: “Os meus avais pessoais… os meus avais pessoais… os meus avais pessoais…” São centenas de milhões em avais pessoais! Deputada: “Tenho aqui um relatório que diz que o seu único património pessoal é uma casa com destino para palheiro com logradouro!”

Confesso que tive de ir buscar um copo de água… As pipocas não queriam descer… Até o meu padeiro tem uma casita na terra e uma lojita na zona do Lumiar… Isto deve ser uma nova estirpe de “grandes” empresários que a banca e a política reconhecem como credíveis e coiso e tal.

11. LfV: “A GALP fartou-se de ganhar dinheiro”

A GALP? Aquela empresa que criou uma “crise”, pouco tempo depois de ter sido eleito, ao querer executar uma garantia first demand que tinha sido feita com o ex-presidente do Sporting Soares Franco ou o ex-presidente do Sporting Dias da Cunha.

12. Deputado: “Alguma fez negócios com o Grupo Doyen?”

LfV: “Não!”

Deputado: “Tenho aqui um documento que diz que fez”

LfV: “Isso foi no negócio Cabo Frio…”

A Doyen? Aquela “empresa” que colocou o Sporting em tribunal, quando eu era presidente? Que ganhou o caso contra o Sporting com o depoimento na Suiça do ex-presidente do Sporting Godinho Lopes? Aquela “empresa” que colocou Rui Pinto em Tribunal depois de este mostrar o “podre” que existe na política “Luanda Leaks” ou no futebol “futebol leaks”?

13. Deputado: “Nunca fez nenhum negócio onde fizesse dinheiro, tudo foi feito com dinheiro da banca e reestruturações sucessivas com perdões de divida, desde 2008”

Portanto, LfV anda a reestruturar as suas dividas desde 2008, mas a culpa foi da Troika em 2011 e da pandemia em 2020

14. LfV:

“O BES pediu-me para ser Presidente do Benfica”
“O BES pediu-me para começar a fazer negócios fora de Portugal”
“O BES pediu-me para fazer esses documentos”

“O BES pediu-me para ficar com a Imosteps”

Tudo isto porque dentro do palheiro havia resmas de ouro! DDT a serem DDT…

15. Entretanto o Novo Banco também tem reestruturado as dividas das empresas de LfV e os contribuintes já pagaram 181 milhões de euros por ele. O Novo Banco? O Novo Banco que tem como Board Member o ex-presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt?

Para mim esta Comissão foi altamente esclarecedora de quem é Luís Filipe Vieira e porque as “elites” continuam a chamar de estadista e grande empresário ao dono de um palheiro… É que o palheiro tem um logradouro! E também fiquei esclarecido porque todos os presidentes do Sporting são supostos de prestar vassalagem a Vieira.

Quem que vos faça um desenho, similar ao que fiz ao Record, quando fui metido “à martelada” na acusação do ataque a Alcochete?

E terça-feira o Sporting foi Campeão! E a festa foi Verde e Branca. Lá está, a velha formulação, um dia eu, um dia tu…

Mas o texto já vai longo e eu não ganho à palavra, por isso na próxima semana explicarei porque são 23 títulos de Campeão Nacional, já que o 24º já expliquei hoje!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *