AtualidadeDistrito de Setúbal

D. José Ornelas | ‘RSI não deve servir para criar subsidiodependentes’

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Setúbal, D. José Ornelas, defende que é necessário que o Rendimento Social de Inserção seja cada vez mais associado à requalificação das pessoas.

Em entrevista à Lusa, quando completa um ano da sua nomeação como presidente da CEP, D. José Ornelas considera que «o rendimento de inserção deve ser para casos graves ou temporários para levar as pessoas à autossuficiência, porque se não vamos criar uma grande comunidade de subsidiodependentes».

D. José Ornelas considera que as pessoas devem ser «autoras e protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Um Estado social não deve deixar ninguém para trás em aspeto algum, seja no que é preciso para se viver seja para um contributo a dar à sociedade para construir um mundo melhor.»

Questionado sobre a situação da diocese que dirige desde 2015, D. José Ornelas foi bastante crítico quanto à distribuição da riqueza na região de Setúbal, considerando que a península está a ser vítima de uma distinção negativa grave ao ser incluída na NUTS de Lisboa e Vale do Tejo (sistema de avaliação de riqueza do país).

«É a tal história de ter dois frangos para dividir por duas margens, um come três quartos do frango e o outro come o resto» frisou.

«São milhares de milhões de euros que a península de Setúbal está a perder, porque as empresas estão a ir para o Alentejo onde podem obter 80% de ajudas ou até mesmo a fundo perdido enquanto em Setúbal os subsídios vão até um máximo de 40%».

Segundo o Bispo de Setúbal, «isto é culpa de uma desorganização ao nível do país que é possível reconverter, mas leva anos e é preciso que lá cheguemos vivos. O que esta acontecer é injusto».

No entender de José Ornelas, «é tudo decidido em função do Terreiro do Paço fazendo de Setúbal uma península para servir Lisboa, um modelo centralizador que não funciona».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *