AtualidadecoronavírusDistrito Setúbal

D. José Ornelas divulga indicações para nova fase de desconfinamento

- publicidade -

O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, publicou um conjunto de indicações para nova fase de desconfinamento que se iniciou esta segunda-feira, na qual deixa também apelos à precaução dos responsáveis paroquiais e agentes de pastoral.

«Devemos todos ter em conta que o perigo não foi ainda ultrapassado e que as medidas precaucionais têm de ser aplicadas, como temos feito ao longo de toda a crise, para evitar que a maior abertura que se verifica venha a aumentar os contágios e a levar ao recuo no processo de desconfinamento» refere a nota divulgada online pela diocese sadina.

D. José Ornelas indica que «as atividades das comunidades católicas continuam a regular-se pelas normas acordadas com as autoridades nacionais de saúde e publicadas pela CEP, a 8 de maio de 2020» e recomenda «especial cuidado nos ajuntamentos depois das celebrações, à saída e na sacristia, que, sendo desejáveis habitualmente, não são aconselháveis nesta situação».

Quanto a atividades com grande número de pessoas, como procissões e festas de grupos, de catequese e de movimentos, devem ser ainda evitadas, embora que «quando tal for possível, cumpram-se as normas para eventos, segundo as orientações das autoridades competentes».

Em relação à catequese realça que a mesma será presencial nas situações em que é possível «dispor de ambientes capazes de assegurar o distanciamento e a higienização» e apela para que se «use a criatividade para encontrar meios de contacto com as crianças e envolva-se, o mais possível os pais na determinação dos modos mais adequados a cada situação».

Por fim, fica outro apelo, desta feita pela caridade «que cuida de todos, especialmente dos mais frágeis» recomendando medidas positivas de contacto, de acompanhamento e criatividade.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui